fbpx
Guia para Gestores de Escolas

Software de gestão: Funcionalidades e otimização

A tecnologia é, certamente, um dos fenômenos mais notórios na atualidade. Conexões, aplicativos e ferramentas digitais são palavras-chave que adentraram em todos os espaços nos últimos anos, e que foram intensificados pela pandemia como uma alternativa ao distanciamento social. Demonstrando uma crescente alteração e reorganização no cotidiano – nas relações pessoais, profissionais e, principalmente, na multiplicidade de ferramentas facilitadoras – a tecnologia se mostra como uma aliada, inclusive na educação.

A partir de uma extensa lista de facilidades, entretenimentos e funcionalidades, os recursos digitais podem ser encontrados em salas de reuniões empresariais, grupo de jovens, em escolas especializadas, em imersões de práticas pedagógicas focadas em metodologias ativas, bem como nas áreas administrativa e financeira das instituições, que utilizam ferramentas e softwares com o intuito de otimizar os processos da gestão educacional.

Benefícios e funcionalidades

Felipe Ferreira, especialista em gestão escolar, defende a importância de escolher um sistema de gestão para escolas que consiga abarcar diversas áreas. Com um sistema de gerenciamento completo, os recursos materiais, físicos e financeiros, além da área pedagógica, fornecem dados para uma ampla visão sobre a manutenção geral da escola, a rotina da secretaria e as operações com o corpo docente.

Um dos benefícios do sistema de gestão é o acompanhamento da área financeira. “Com a função financeira, é possível fazer um levantamento de receitas e despesas de forma prática, rápida e econômica, já que pode ser controlada diariamente sem a necessidade da impressão de várias folhas de relatórios”, diz Ferreira. “Acompanhando praticamente em tempo real tudo o que está acontecendo na sua instituição, fica mais fácil ter um controle maior sobre a rotina de gastos e direcionar o investimento para o setor que realmente necessita do recurso em um determinado momento”, complementa.

A gestão de comunicação e o RH do colégio, diz o especialista, também ficam disponíveis no sistema e oferecem, além da questão do controle, “a possibilidade de integração das funcionalidades facilita o trabalho de todos, promovendo a otimização do tempo de trabalho da sua equipe”.

Contratação dos serviços

Para o/a gestor/a que deseja contratar um sistema de gestão para a instituição, algumas recomendações são valiosas para o êxito da contratação. Na busca por empresas especializadas, Felipe Ferreira destaca que o ideal é assistir uma demonstração dos sistemas e avaliar as funcionalidades das ferramentas, entender o processo de implantação e conhecer o atendimento pós-venda. “É muito importante contar com uma empresa que preste suporte e apoio à escola. Além de questionar sobre as atualizações do sistema, afinal, é preciso contar com uma ferramenta que esteja sempre buscando inovações e não se mantenha engessada com o tempo”, finaliza. (RP)

Saiba mais: Felipe Ferreira – [email protected]

Receba nossas matérias no seu e-mail


    Relacionados