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Prêmio Professor Transformador anuncia vencedores durante a Bett Brasil

Integrando a programação oficial da Bett Brasil, 70 professores/as finalistas de todo o Brasil se reuniram para acompanhar o anúncio do/a vencedor/a de cada uma das sete categorias do prêmio

Realizado em conjunto pelo Sebrae, Bett Brasil e Instituto Significare, o Prêmio Educador Transformador, que tem como objetivo reconhecer ações e práticas instigantes e transformadoras desenvolvidas por professoras e professores de todo o país, anunciou os projetos vencedores desta primeira edição na tarde de ontem (10) durante a programação oficial da Bett Brasil, maior evento de educação e tecnologia da América Latina que ocorre no Transamerica Expo Center (SP) até amanhã (12).

O Prêmio, estruturado em sete categorias (Educação Infantil; Ensino Fundamental – Anos Iniciais; Ensino Fundamental – Anos Finais; Ensino Médio; Educação Profissional; EJA – Educação de Jovens e Adultos e Ensino Superior), recebeu, ao todo, quase 3 mil projetos inscritos nesta edição. Destes, 2.662 avançaram à fase seguinte, que foi a pré-seleção para definição dos 70 finalistas, 14 de cada região do país, o que conferiu ao Prêmio maior representatividade nacional. Criado a partir das sinergias entre duas outras premiações que já eram realizadas na área da educação: o Prêmio Professor Transformador, promovido pelo Instituto Significare e Bett Brasil; e o Prêmio SEBRAE de Educação Empreendedora, os/as vencedores/as receberam um troféu, certificado, Missão Técnica Nacional e uma bolsa integral no curso MBA em Educação Empreendedora (360 horas). Além disso, serão disponibilizadas cinco outras bolsas integrais para as instituições de cada um dos premiados.

Todas as informações e atualizações sobre o Prêmio Educador Transformador podem ser acompanhadas pelo site:  www.educadortransformador.com.br

Conheça abaixo os projetos vencedores:

Categoria: Educação Infantil

A vencedora foi a Profa. Joana Bertoldi, de Brusque (SC), com o projeto “O Desenvolvimento do Pensamento Computacional e o Raciocínio Lógico na Educação Infantil”, que introduziu as crianças no universo da Robótica, por meio de atividades lúdicas desenvolvidas à medida que os materiais para esta oficina, oferecida no contraturno escolar, chegavam à instituição de ensino. O projeto foi aplicado na Escola de Ensino Fundamental Doutor Carlos Moritz.

Categoria: Ensino Fundamental – Anos Iniciais

A Profa. Cláudia Janaína Carneiro, de Campina Grande (PB), foi a vencedora, com o projeto “O Protagonismo Infantil na Efetivação da Agenda 2030 – Estudos sobre Sustentabilidade”. A principal inovação educacional do projeto consiste na abordagem dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de forma prática e tecnológica, com a utilização de kits de robótica. A partir desse material, a turma montou protótipos de uma roda gigante e de um ventilador, que passaram a funcionar graças à energia solar, uma aula em que os alunos aprenderam, na prática, sobre o ODS 7 (Energia limpa e acessível). O projeto foi aplicado na Escola Municipal Félix Araújo.

Categoria: Ensino Fundamental – Anos Finais

O vencedor foi o Prof. João Carlos Pereira Braga, de Belford Roxo (RJ), com o projeto “REcoin, o dinheiro que vem do lixo”. O REcoin é uma moeda lastreada em resíduos sólidos. A comunidade escolar tem a possibilidade de trazer os seus resíduos e trocá-los por “dinheirinho” (REcoin). Com o REcoin, todos podem comprar diversos produtos no Mercadinho REcoin ou investir no Título da Natureza. Com o dinheiro da venda dos resíduos sólidos, são comprados para o Mercadinho: materiais escolares e brinquedos educativos. O excedente é guardado para financiar eventos do projeto. O projeto foi aplicado na Escola Municipal José Pinto Teixeira.

Categoria: Ensino Médio

O Prof. Rafael Herdy, de Belém (PA), venceu a categoria com o projeto “Cargo PAVÚ: Uma Solução Inovadora para Organização Inteligente de Mercadorias no Interior de Diversos Veículos”. A partir de uma conversa dos alunos do clube de Robótica com vários profissionais do ramo de logística e transporte de cargas, o desafio consistia em tornar mais eficientes os procedimentos de organização de cargas no interior dos veículos de transporte de mercadorias, ao utilizar um scanner prototipado pelos próprios alunos trabalhando em conjunto, além de um aplicativo para indicar a maneira mais inteligente e eficiente de organizar as cargas, considerando as variáveis peso, volume e pontos de entrega das mercadorias transportadas. O projeto foi aplicado na Escola Estadual Marechal Cordeiro de Farias.

Categoria: Educação Profissional

A Profa. Eukennya de Araújo Barbosa, de Recife (PE), venceu a categoria com o projeto “Aproximação do Ensino Técnico às Experiências do Mundo do Trabalho”. A prática, aplicada junto a alunos do Ensino Médio Técnico em Logística, viabilizou o acesso a uma formação que ampliasse as chances dos jovens em início de carreira, por meio do desenvolvimento de novas competências profissionais, criação de sinergias com o setor da área de formação e promoção de oportunidades, experiência e novas perspectivas ao mundo competitivo do trabalho. O projeto foi aplicado na ETEPAM – Escola Técnica Estadual Professor Agamemnon Magalhães.

Categoria: Educação de Jovens e Adultos – EJA

A vencedora foi a Profa. Elaine Romanha, de Osasco (SP), com o projeto “São tantas emoções”. Fortalecer vínculos e promover o aprendizado a partir do conhecimento e possibilidades de expressar as próprias emoções foram os principais objetivos do projeto, implantado no CEU (Centro Educacional Unificado) José Saramago. A prática visou impactar, de forma positiva, a maneira de como os estudantes cuidam de sua saúde emocional, dentro do processo de ensino-aprendizagem, e desenvolver habilidades orais e cognitivas, essenciais para o bem viver e o aprender.

Categoria: Ensino Superior

O vencedor foi o Prof. Antonio Carlos Mariz Junior, de Brasília (DF), com o projeto “Podcast Educacional – Educast IESB”. A prática consistiu na produção (roteirização, gravação e finalização) de podcasts educacionais criados pelos alunos a partir de suas experiências no campo da Educação, promovendo ainda a inclusão digital (considerando que o conhecimento tecnológico nem sempre está presente como deveria na formação de futuros pedagogos), o empreendedorismo e o empoderamento feminino, já que a maioria dos graduandos em Pedagogia são mulheres. O projeto foi implantado no Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB).

SERVIÇO

Bett Brasil 2023
9 – 12 de maio
Transamerica Expo Center – Av. Dr. Mário Vilas Boas Rodrigues, 387 – Santo Amaro/SP
https://brasil.bettshow.com/

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