Publicação aponta caminhos para a implementação da inovação e da tecnologia na Educação
Organizada pela Luciana Allan, diretora técnica do Instituto Crescer, publicação colaborativa contém relatos de práticas educacionais envolvendo o uso de tecnologias digitais, promovidas por professoras e professores de diferentes estados do país, de escolas públicas e particulares, com o passo a passo da implementação
O Instituto Crescer, laboratório de criação e implementação de metodologias de impacto social para a educação e o fortalecimento de comunidades e pessoas, lançou, a 29ª edição da Bett Brasil, que ocorre em São Paulo (SP), o livro “Crescer em Rede: inovação e tecnologia com propósito na Educação”. A publicação colaborativa, uma iniciativa do Instituto com o patrocínio da SM Educação, reúne textos de 17 profissionais da Educação de diferentes partes do país, de instituições públicas e particulares e contém relatos de práticas educacionais com o uso de tecnologias digitais. Além do livro físico, distribuído gratuitamente no espaço do Instituto Crescer (localizado no estande do 3º Setor: N80-10 no Expo Center Norte), também pode ser baixado em sua versão digital, sem custo, por meio da midiateca no portal do Instituto Crescer.
A organizadora dos artigos é a diretora técnica do Instituto Crescer, Luciana Allan, doutora em Educação pela USP, autora de outros seis livros e que carrega uma trajetória de mais de 20 anos liderando projetos nacionais e internacionais à frente da organização, da qual foi co-fundadora. “Espero que os leitores encontrem inspiração e orientação para criar experiências educacionais inovadoras e mais conectadas aos interesses dos estudantes, colaborando para que, em um futuro próximo, eles sejam capazes de ter e perseguir seus sonhos”, sintetiza Luciana. Para a diretora, o livro não poderia ter um título mais apropriado. “Buscamos com essa publicação fazer uma curadoria de conteúdo para dar luz às práticas exitosas desses especialistas, que contribuíram para a formação e desenvolvimento de seus alunos e alunas por meio da utilização de tecnologias digitais disponíveis no ambiente escolar”, complementa.
Inovação e tecnologia com propósito
O livro está organizado em cinco grandes temas: tecnologias emergentes; personalização do ensino; aprendizado online; avaliação e feedback e competências socioemocionais. Essa divisão foi pensada para tornar a leitura mais dinâmica, interseccionando experiências educacionais sob diferentes pontos de vista, trazendo à tona não só os aspectos que levaram ao seu sucesso, mas também os obstáculos que os especialistas vivenciaram na implementação e ideias de como superá-los em futuras oportunidades.
Um diferencial dessa publicação em relação a outras coletâneas de artigos sobre Educação é a presença de imagens de registro que ilustram os casos reais de aplicação de atividades pedagógicas, assim como a descrição – passo a passo – da prática. O objetivo é contribuir e possibilitar que o educador que está lendo também se sinta encorajado a propor processos similares em suas próprias realidades de trabalho, tudo para superar aquele que talvez seja hoje o maior desafio dentro da sala de aula – seja ela virtual ou real: criar ambientes favoráveis à aprendizagem e ao desenvolvimento humano.
Confira quem são os 17 profissionais da Educação de diferentes partes do país, sem os quais a concretização dessa obra não seria possível: Alessandro S. Silva, Ana Flavia C. V. Souza, Clarisse Ismério, Cristiane Acácio Rosa, Denise Laguna de Aquino, Elmara Souza, Gisele Mendes, Katia Martins Pereira, Mariana Garcia de Paula Campos, Renata Kelly da Silva, Ronaldo do Carmo Fernandes, Thomas Chequetto, Vivian Guazzelli Lisbôa, Zevaldo Luiz Rodrigues de Sousa, Gessiana Paiva, Isabela Cascão, Pedro Angelo da Silva de Lima.
Como parceiro técnico de grandes empresas do país, o Instituto Crescer atua na formação docente, qualificação profissional e no desenvolvimento comunitário, tendo o lançamento de mais essa obra alinhado com a visão de impacto e os objetivos estratégicos definidos pela organização. Somente em 2023, o Instituto impactou 136 mil pessoas direta ou indiretamente por meio de seus 14 projetos, que alcançaram 2,9 mil escolas, estando presentes em 1.936 municípios do Brasil em 27 Estados da federação.