Uniformes: Bem-estar no dia a dia

Garantindo praticidade, inibição do consumismo e equilíbrio das diferenças sociais, os uniformes escolares são vestimentas funcionais que agregam uma padronização visual e auxiliam pais e/ou responsáveis tanto no cotidiano como no fator econômico. O vestuário produzido e identificado com o emblema da escola, a junção de cores, as padronagens, os tecidos, as texturas e os detalhes das peças reforçam e indicam uma linguagem visual significativa do histórico da instituição.

É possível afirmar que a maioria das escolas do país optam pela utilização de uniformes customizados. Além de expressar a estética, a tradição e a simbologia de cada escola, as peças auxiliam no desenvolvimento psicossocial das crianças e dos adolescentes, estimulando um sentimento de pertencimento ao grupo.

DESENVOLVIMENTO

O desenvolvimento das peças customizadas, em sua maioria, recebem a participação de membros/as do colégio em variadas etapas do processo. Valdeci Gonçalves da Silva, diretor comercial de uma empresa que produz e comercializa uniformes há 30 anos, nos conta que a criação e o desenvolvimento dos modelos são realizados pelo departamento de design, a partir da logomarca, das cores e alguns direcionamentos apresentados pela escola. “O departamento de design sempre busca trazer aos novos uniformes as tendências do mercado de moda jovem e também se inspira nas grandes marcas esportivas e de streetwear”, destaca Valdeci.

Na primeira etapa do processo, os desenhos/layouts são apresentados e, em seguida, confeccionam a peça-piloto, uma primeira peça para testes e ajustes. “Na maioria das vezes, as escolas fazem uma pesquisa junto a um grupo de alunos. Algumas escolas promovem até desfiles para a aprovação de pais e alunos das peças”, explica Valdeci.

CONFORTO

Conforto é a palavra-chave quando pensamos em uniformes escolares, já que estudantes utilizam as peças por um longo período do dia. “Percebemos, desde o início de nossas atividades, uma demanda por uniformes mais modernos, principalmente nas modelagens e no conforto das peças”, conta o diretor. “Estamos sempre participando de feiras em busca das novidades em novos tecidos, aviamentos e personalização (estamparia e bordados) das peças. Esses materiais estão cada dia mais tecnológicos, confortáveis e duráveis. Hoje temos fibras e tecidos com tratamentos UV, antibacteriano etc.”, complementa.

FORNECEDOR

Para gestores/as que pretendem reformular os uniformes da instituição, Valdeci destaca que é a escolha de uma empresa (para a criação, produção e revenda dos uniformes) é essencial, com especial atenção na qualidade e oferta dos uniformes. “Vemos a logística como um dos grandes problemas das empresas de uniformes, ou seja, oferecer os uniformes aos pais a pronta entrega durante todo o ano. Caso a escola não opte por uma empresa idônea e com boas referências, acaba tendo problemas com pais e estudantes no uso diário dos uniformes”, finaliza. (RP)

Saiba mais:
Valdeci Gonçalves da Silva – [email protected]