Escola Fundação Itaú completa um ano com mais de 378 mil alunos cadastrados na plataforma
Ambiente de ensino digital e gratuito reúne mais de cem cursos que vão desde qualificações autoformativas e mediadas a cursos de pós-graduação em parceria com instituições de amplo reconhecimento; plataforma recebeu mais de 97 mil inscrições nos cursos e emitiu mais de 24 mil certificações no primeiro ano; professores são a categoria profissional mais presente entre os estudantes; todas as formações são gratuitas.

Em outubro, a Escola Fundação Itaú, plataforma de cursos livres e gratuitos de arte, cultura e educação, completa um ano de existência. Neste período, foram disponibilizados 140 cursos autoformativos, 18 cursos mediados e 11 de pós-graduação e criadas mais de 10 mil aulas. A plataforma recebeu mais de 97 mil inscrições nos cursos e emitiu mais de 24 mil certificados de conclusão de curso. Ao total, 378.365 usuários estão cadastrados na escola.
Voltados para educadores, gestores, artistas, produtores e interessados em geral, os cursos da Escola Fundação Itaú oferecem formação qualificada sobre educação, arte e cultura e suas múltiplas potencialidades de intersecção. São oportunidades de atualização para que pessoas de diferentes áreas possam estar mais sintonizadas com os desafios do mundo contemporâneo, com foco na capacitação profissional e na transformação social por meio da educação.
Os alunos cadastrados na Escola Fundação Itaú são majoritariamente brasileiros que vivem no país, mas há também residentes em Portugal, Estados Unidos, Argentina e França. 82% são mulheres cis, e as ocupações mais presentes são professores de educação infantil e Fundamental 1, coordenadores pedagógicos, e professores do Fundamental 2 e Ensino Médio, nesta ordem.
Os temas ofertados vão desde equidade étnico-racial na educação infantil a inteligência artificial para educadores, passando por cursos de artes para professores, mediação de leitura, matemática, acessibilidade, entre tantos outros (veja no fim do texto a lista dos 10 cursos mais procurados da Escola Fundação Itaú).
Essas formações materializam a visão da instituição de que arte, cultura e educação, de forma integrada, são poderosas ferramentas de impacto social e de combate à desigualdade. Ao consolidar seu ambiente de formação, a Fundação Itaú reforça seu compromisso em transformar esse cenário, mesmo sendo uma organização privada, atuando com espírito público e de forma colaborativa com diferentes ecossistemas, territórios, universidades e poder público.
Referência em pós-graduação
A Escola Fundação Itaú também se consolidou como uma referência no mundo das pós-graduações, em parceria com grandes universidades brasileiras. São 11 cursos ao todo, sendo uma especialização lato sensu, oito mestrados profissionais e dois doutorados profissionais. Entre as instituições parceiras, estão a Fundação Getúlio Vargas (FGV), a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e as Universidades Federais do Rio Grande do Sul (UFRGS), do Ceará (UFC) e de Alagoas (UFAL) (confira a lista completa ao final do texto).
“A convergência entre organizações do terceiro setor e instituições de ensino é fundamental para impulsionar questões estratégicas ao desenvolvimento nacional”, avalia Eduardo Saron, presidente da Fundação Itaú. “Esta colaboração potencializa projetos de maior alcance social, missão primordial da Fundação Itaú, e, no caso dos cursos de pós-graduação, valoriza nossas universidades como centrais na produção de conhecimento”, diz. “Um país desenvolvido e sustentável precisa de universidades e centros de pesquisa fortalecidos e atuantes em sintonia com as necessidades dos governos, da sociedade e das empresas”, conclui.
10 CURSOS MAIS PROCURADOS DA ESCOLA FUNDAÇÃO ITAÚ
Inteligência Artificial para Educadores
Visa ampliar o repertório de professores sobre as potencialidades do bom uso da Inteligência Artificial (IA) na educação, apoiando os participantes a utilizarem as ferramentas disponíveis com o olhar pedagógico e responsável.
Equidade Étnico-Racial na Educação Infantil
(bit.ly/4kxIpw0)
Para educadores que têm comprometimento com uma aprendizagem de qualidade e que buscam contribuir para a redução dos problemas estruturais da educação pública brasileira a partir de uma postura antirracista.
Formação como Curadoria: Literatura para Crianças
Neste curso, educadores adquirem recursos para realizar a curadoria de livros infantis e mediar o contato entre as crianças e os livros.
Infâncias e Leituras
Incentiva práticas de leitura do adulto com a criança como oportunidade de fortalecimento dos vínculos e da participação ativa na educação desde a primeira infância.
Acompanhamento Pedagógico – Professores(as) da Educação Infantil
O curso permite que você desenvolva competências essenciais em planejamento, gestão de sala de referência, práticas de ensino e práticas pedagógicas, e avaliação.
Acompanhamento Pedagógico – Gestores(as): Secretaria e Lideranças escolares
Neste curso, você vai fortalecer e qualificar as estratégias e as práticas de diagnóstico, planejamento, implementação e monitoramento de rotinas e protocolos de Acompanhamento Pedagógico.
Estratégias socioemocionais para as infâncias: curso introdutório
Tem como objetivo relacionar o papel da aprendizagem socioemocional e do apoio psicossocial com o desenvolvimento integral na infância, além de apresentar estratégias que ajudem a desenvolver habilidades socioemocionais com as crianças.
Projetos culturais: por onde começar?
Com consultores que atuam nas artes e na produção cultural, o curso fornece subsídios para transformar ideias em projetos, considerando aspectos como direitos autorais, acessibilidade, orçamento e cronograma.
As Múltiplas Formas de Aprender das Crianças
Traz aprendizados sobre a importância da efetivação da BNCC nas instituições de Educação Infantil.
Constelação das Artes – Musicalidades Indígenas no Brasil
Apresenta um panorama de noções e referências para familiarizar os estudantes com a presença das musicalidades dos povos originários na contemporaneidade.
CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PARCERIA COM UNIVERSIDADES
Total: 11 cursos
Especialização: 1
● Especialização em Inteligência Artificial para Políticas Públicas de Educação e Cultura, em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Inscrições para a primeira turma abrem neste semestre.
Mestrados: 8
● Mestrado Profissional em Economia, com foco em Economia e Política da Cultura e Indústrias Criativas, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), já na quinta edição;
● Mestrado Profissional em Artes da Cena, com a Escola Superior de Artes Célia Helena, na quarta edição;
● Mestrado Profissional em Comunicação Digital e Cultura de Dados, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, em sua segunda edição;
● Turma em Gestão Cultural – Mestrado Profissional em Administração e Controladoria, com a Universidade Federal do Ceará, que está em sua primeira turma e deve lançar edital da segunda turma em breve;
● Mestrado Profissional em Educação: Formação de Formadores, em parceria com a Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), que teve início da primeira turma neste ano;
● Mestrado Profissional em Avaliação de Políticas Públicas, também com a Universidade Federal do Ceará, em sua primeira edição;
● Mestrado Profissional em Gestão e Políticas Públicas com ênfase em Educação Profissional e Tecnológica, com a Fundação Getulio Vargas, que deve iniciar sua primeira turma em breve;
● Mestrado Profissional em Artes e Práticas Culturais, em parceria com PUC-SP, que deve lançar edital para a primeira edição em breve.
Doutorados: 2
● Doutorado Profissional em Economia, área de concentração em Cultura e Educação para o Desenvolvimento Econômico, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), primeira turma se iniciou neste ano.
● Doutorado Profissional em Artes da Cena, com a Escola Superior de Artes Célia Helena, selecionados para a primeira turma serão divulgados no dia 26/10.