Fique de Olho — Terceirização de serviços
Matéria publicada na edição 66 | Março 2011 – ver na edição online
Parcerias estratégicas em mão de obra, recreação, idiomas e treinamento.
A terceirização se encontra na fase da maturidade no Brasil e desde os anos 70, quando somente existiam algumas poucas dezenas de prestadoras no País, cresceu não apenas em termos de mão de obra empregada (são hoje 2,5 milhões de trabalhadores vinculados a quase 33 mil empresas), quanto em áreas de abrangência. As mais tradicionais e visadas pelas escolas dizem respeito aos serviços de apoio em portaria, acesso, recepção, limpeza e conservação. Entretanto, o conceito da terceirização se expandiu e envolve atualmente parcerias em áreas estratégicas, como esportes, idiomas e recreação.
Na primeira situação, as escolas apostam na expertise das prestadoras para administrar funcionários que irão atuar em funções muito específicas, fora do chamado core business da instituição. Na segunda, pelo contrário, as parcerias visam justamente a ampliar a opções educativas oferecidas aos seus alunos. É o caso da Cia Bela Plateia, que no próximo mês de abril completará um ano de vida. Segundo Kelly Schoemberger, psicóloga e proprietária da empresa, seu propósito é oferecer um serviço altamente profissionalizado em recreação infantil, por meio da apresentação de espetáculos teatrais e também da realização de oficinas. “Nosso carro-chefe é a peça ‘O Quarto Encantado do Zequinha em O Conto do Meio Ambiente’, que oferece ao público infantil informações sobre atitudes positivas frente ao meio ambiente, complementando as atividades desenvolvidas em sala de aula”, observa Kelly.
Profissional com experiência no Terceiro Setor, Kelly afirma que concebeu a Cia Bela Plateia em 2008, após dois anos de residência na Itália. Em 2010 conseguiu colocá-la em prática, pois queria continuar contribuindo com a sociedade, mas dentro do universo infantil. Por outro lado, escolheu o teatro porque “é uma arte que proporciona prazer, estimulando reflexão, descoberta, criatividade e o desenvolvimento do raciocínio”. A psicóloga acompanha cada etapa do projeto, como a “criação, contratação, ensaios, vendas, atendimento ao cliente e produção”. Neste ano, a Cia Bela Plateia está oferecendo um segundo espetáculo, voltado às comemorações da Páscoa, além do projeto Fábrica de Brinquedo, atemporal. “É um teatro-oficina, que se utiliza das técnicas do palhaço, em que a criança, além de dar muita risada e dançar, monta o seu próprio brinquedo a partir de material reciclável”, explica.
Outra área com parceria bastante consolidada é a de idiomas. No caso da Learning Fun, esta vem com um grande diferencial: a empresa desenvolveu uma metodologia própria para o ensino de Inglês para crianças até 7 anos de idade, por meio de material didático exclusivo, observa a empresária Teresa Catta Preta. Foi a própria Teresa quem criou o método, em 1994, baseando-se na Teoria das Inteligências Múltiplas. A empresária destaca que a metodologia da Learning Fun é flexível e pode ser integrada ao projeto pedagógico da escola de forma intra ou extracurricular, de acordo com as necessidades da instituição, oferecendo desde um programa bilíngue completo à consultoria e venda de material didático.
A Learning Fun está presente em treze Estados brasileiros, trazendo ao mercado, neste ano, duas novas opções, as modalidades Baby Time e Fun Time. O Baby Time está voltado às crianças de oito meses, um processo informal que expõe os bebês a “muita música, atividades com fantoches, brinquedos e outros materiais adequados à idade. Com isso, criamos uma atmosfera favorável para o início do aprendizado de uma segunda língua”, descreve. No Fun Time, com bebês a partir de um ano, a estimulação é um pouco mais orientada, mas sempre lúdica.
A PROFISSIONALIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE APOIO
Além dos produtos educacionais, as instituições devem cuidar de setores indispensáveis ao pleno funcionamento das suas atividades, com mão de obra treinada e qualificada. Eles vão da portaria e recepção à limpeza e conservação, segmentos em que a equipe gestora da Good Clean atua há 25 anos.
A empresa oferece ainda telefonistas, bombeiros, manobristas, copeiras e auxiliares de manutenção, afirma o diretor comercial José Eduardo de Sousa. Um dos seus diferenciais é o produto “Confirmação de Presença Todo Dia”, destaca. “No horário previsto para o início de cada turno de trabalho, contatamos todos os clientes para confirmar a presença dos nossos funcionários”, diz.
Outro serviço adicional da empresa é o monitoramento do ambiente de trabalho do terceirizado, via circuito fechado de TV. São recursos que a empresa utiliza para conferir o pleno atendimento diário das necessidades dos clientes, o que envolve ainda treinamento operacional e comportamental, mais o uso de equipamentos “tecnologicamente atualizados e de alta produtividade”. Entre eles, rádios para comunicação entre tomador, supervisor e base, máquinas para o setor de limpeza, além de um verdadeiro kit de recursos que acompanha o programa de portaria 24 horas. Fornecido gratuitamente por sistema de comodato, o kit apresenta três versões para a escolha do cliente.
Na NR Service, a empresária Rosângela Santos Nogueira destaca o serviço de controle de acesso, o qual agregará, em breve, uma nova estratégia de prevenção de segurança, através do monitoramento gratuito de imagens. “Não tratamos esses benefícios como uma promoção, mas sim como uma arma para dar eficiência à prevenção de delitos, vandalismos, entre outros”, diz. Para as escolas, a empresa excuta o serviço de controle da entrada e saída por meio do monitoramento de câmeras e de alarme e do trabalho de profissionais qualificados e constantemente reciclados, afirma. Há oito anos no mercado, a NR Service atua também com limpeza e conservação, serviços gerais, manutenção e tratamento de piso, enumera Rosângela. Segundo ela, a empresa desenvolve “um rigoroso processo seletivo” de sua equipe e realiza supervisão 24 horas por dia.
Também o diretor da Pan-Clean, Reginaldo Colombari, aposta na qualificação da equipe e na “assertividade dos serviços prestados” para garantir a satisfação dos clientes. Com doze anos de mercado, a empresa trabalha com o conceito de “soluções planejadas”, a partir de um tripé que envolve mão de obra treinada, uso de equipamentos modernos e atenção às demandas dos clientes. O diretor comenta que as prestadoras sérias devem, obrigatoriamente, promover um cuidadoso processo seletivo, mantendo treinamento e reciclagem constante justamente por terem o foco de seu negócio centrado no fornecimento da mão de obra. A Pan-Clean atua com as áreas de limpeza e conservação, recepção e portaria. Segundo Reginaldo Colombari, a terceirização da mão de obra tornase uma grande vantagem para as escolas quando contratada junto a empresas que apresentam lisura no recolhimento de tributos, impostos e obrigações trabalhistas.
Para a MaClean, empresa que há 16 anos oferece mão de obra qualificada em limpeza e conservação, portaria, recepção e serviços gerais, a imagem de confiança e credibilidade representa um dos principais patrimônios que construiu no período. “Temos muitos clientes com mais de dez anos em nossa carteira”, afirma o empresário David Michie. Segundo ele, o objetivo maior da empresa é proporcionar tranquilidade ao tomador do serviço, mantendo os funcionários registrados, com salários, benefícios e impostos em dia. David Michie destaca que a terceirização facilita o planejamento financeiro das escolas, elimina uma série de compromissos típicos da administração própria de pessoal, e promove a substituição imediata do terceirizado em caso de ausência. Sua empresa atua com valores mensais fixos, sem custos adicionais de 13º, férias, horas extras e demissões, em contrato por prazo indeterminado, “que pode ser cancelado a qualquer tempo, somente com aviso prévio de 30 dias”.
Serviço:
CIA BELA PLATEIA | 11 – 6968 2080
www.ciabelaplateia.com.br
[email protected]
[email protected]
GOOD CLEAN | 11 – 2227 0805/ 4102 0933
www.goodclean.com.br
[email protected]
LEARNING FUN | 21 – 2490 3934
www.learningfun.com.br
[email protected]
MA CLEAN | 11- 3518 9197
www.maclean.com.br
[email protected]
NR SERVICE | 11 – 5844 2167/ 5844 2167
www.nrservice.com.br
[email protected]
PAN-CLEAN | 11 – 3876 3622/ 3876 3623
www.panclean.com.br
[email protected]