A ARTE DA COMUNICAÇÃO – PARTE 1
Por Christian Coelho
Formas de comunicação
Existem quatro tipos de comunicação amplamente discutidos por especialistas. Considero que três deles – a comunicação passiva, agressiva e passivo-agressiva – quando utilizados em excesso ou fora de contexto, podem ser prejudiciais para a forma mais importante de comunicação: a assertiva.
Teste: A intenção não é classificar seu estilo de comunicação de forma fixa, pois tendemos a transitar entre diferentes estilos conforme a situação e necessidade. O objetivo deste exercício de autoavaliação é verificar sua tendência predominante de comunicação. Preencha com um “X” as questões abaixo e veja em qual coluna você marcou mais respostas: A, B ou C.
A | B | C | |||
Muitas vezes, costumo dizer “sim”, mesmo com vontade de dizer “não”. | Costumo falar gritando. | Costumo fazer piadas sarcásticas, uso brincadeiras com tom irônico e dou indiretas. | |||
Realizo trabalhos que deveriam ser feitos por outras pessoas. | Uso palavras agressivas. | Tenho a tendência de culpar os outros pelos meus problemas. | |||
Tenho dificuldade em me posicionar em uma discussão. | Interrompo as pessoas no meio da conversa. | Fico emburrado quando sou contrariado. | |||
Tenho dificuldade em pedir ajuda. | Costumo ser muito crítico e controlador. | Mesmo tentando disfarçar, fico de mau humor e contribuo para piorar o clima do local. | |||
Evito realizar feedbacks negativos. | Sempre comparo uma pessoa com outra. | Tenho dificuldade em manter contato visual com a pessoa com quem estou com raiva. | |||
Eu me preocupo demais com o que as pessoas pensam de mim. | Não costumo levar desaforo para casa. | Viro os olhos e suspiro quando não estou de acordo. | |||
TOTAL | TOTAL | TOTAL |
- Se você preencheu mais a coluna A, sua comunicação tende a ser passiva.
- Se a maioria das respostas está na coluna B, sua tendência é agressiva.
- Se a coluna C foi predominante, você tende a ter uma comunicação passivo-agressiva.
Passiva | O que fazer? |
Você tem dificuldade em expressar seus sentimentos e pensamentos, o que bloqueia sua comunicação e reprime suas emoções. Isso pode resultar em doenças psicossomáticas, como depressão, síndrome do pânico, ansiedade, além de descontrole emocional, como explosões de raiva. | · Reconheça a sua predominância.
· Perceba quando você se desvaloriza. Comece frases com “Eu” para expressar sentimentos. · Seja direto. · Estabeleça e deixe claro os seus limites. · Entenda que conflitos são normais e podem ser saudáveis. · Não busque aprovação constante de todos. · Valorize suas opiniões e necessidades. · Aprenda a dizer “não”. · Considere fazer terapia. |
Agressiva | O que fazer? |
Você costuma não aceitar críticas, tenta impor sua opinião sobre as dos outros e tem dificuldade em demonstrar empatia. | · Reconheça o seu comportamento.
· Identifique o que deixa você agressivo e inseguro. · Respire fundo e faça pausas antes de reagir. Conte até dez. · Coloque-se no lugar dos outros. · Expresse-se de forma clara e respeitosa, focando em soluções. · Não compare e nem foque demais nas falhas. · Escute as opiniões divergentes. · Peça feedback. · Considere fazer terapia. |
Passivo-agressiva | O que fazer? |
Você tem dificuldade em manifestar suas opiniões e sentimentos, mas não consegue se controlar e acaba utilizando artifícios de linguagem. | · Reconheça o seu comportamento.
· Expresse seus sentimentos de forma clara e direta. · Use uma linguagem neutra e direta, sem ironia e sarcasmo. · Aprenda a dizer “não”. · Aborde os problemas sem procrastinar ou sabotar. · Valorize suas opiniões e pratique em pequenas interações. · Peça feedback. · Procure apoio profissional. |
Reconhecer suas dificuldades de comunicação é o primeiro passo para alcançar a assertividade. Esse estilo permite expressar opiniões, sentimentos e necessidades de forma clara e respeitosa. A comunicação assertiva promove relacionamentos saudáveis, reduz conflitos e melhora a autoestima, com clareza, respeito e confiança.
A conexão da psicologia com a comunicação positiva
No livro “Felicidade Autêntica”, Martin E. P. Seligman, diretor do Centro de Psicologia da Universidade da Pensilvânia e criador do conceito de Psicologia Positiva, afirma que as crianças aprendem de maneira mais eficaz e saudável quando são incentivadas pelo reforço positivo. Ele destaca que abordagens baseadas em elogios, reconhecimento e encorajamento promovem autoconfiança, bem-estar emocional e motivação para aprender.
A comunicação positiva desempenha um papel essencial nesse processo, pois é através dela que os alunos expressam seus sentimentos e opiniões, fortalecendo os relacionamentos. A empatia e o respeito são fundamentais para interações saudáveis. Em situações de conflito, a comunicação positiva promove soluções construtivas e reduz tensões. Além disso, uma linguagem encorajadora reforça o otimismo, reconhece os sucessos e motiva, criando um ambiente que valoriza o bem-estar e a felicidade.
Uma das formas mais poderosas de comunicação positiva é o elogio. Ele aumenta a autoestima, motiva a repetição de comportamentos positivos, fortalece relacionamentos e promove a produtividade. Além disso, o elogio gera um impacto emocional positivo, melhorando o bem-estar e criando um ambiente mais construtivo e saudável.
As pessoas reagem de maneiras diferentes. Algumas são mais suscetíveis a determinados estímulos positivos em comparação a outras. As formas de valorização pessoal incluem:
Elogio por realização | Uma maneira de expressar palavras de afirmação é elogiando uma pessoa de forma específica. O elogio deve focar na conquista ou realização do indivíduo. |
Foco no comportamento | Reconhecer e valorizar traços comportamentais positivos, como proatividade, organização, planejamento e iniciativa, incentiva as pessoas a repetirem essas atitudes. |
Afirmação do caráter | Todos nós valorizamos traços positivos de caráter nas pessoas com quem convivemos, como perseverança, coragem, humildade, disciplina, integridade, paciência e bondade. O caráter vai além do desempenho e se concentra na essência do indivíduo, sendo um tipo de elogio mais profundo. |
Exercício – Pense em uma pessoa do seu círculo de convivência — pode ser um familiar, amigo ou colega de trabalho. Anote o nome dessa pessoa. Em seguida, reflita sobre as qualidades dela e escreva, de forma breve, um elogio por realização, um elogio focado no comportamento e uma afirmação de caráter.
Depois, entregue a filipeta para essa pessoa o mais rápido possível e aproveite o momento para lhe dar um abraço caloroso!
Existem diferentes momentos, cenários e intensidades para fazer elogios, e cada forma tem um impacto distinto. Quanto mais pessoas souberem do elogio, maior será seu efeito, pois ele tende a ser amplificado, tornando-se um exemplo para os outros e ajudando a criar um ambiente mais positivo, feliz e empático.
1º. | Afirmação pública por escrito | Publicar elogios nas redes sociais, em grupos de WhatsApp ou no mural da sala dos professores. Esse tipo de elogio tem um grande alcance e impacto duradouro. |
2º. | Afirmação pública falada | Reconhecer publicamente uma pessoa durante uma reunião ou em sala de aula, a torna uma referência admirada pelos demais, gerando um forte impacto e valorização. |
3º. | Afirmação por escrito | Enviar um e-mail, bilhete de reconhecimento ou um elogio na prova ou trabalho. A comunicação escrita tende a durar mais e pode ser revisitada, mantendo o impacto por mais tempo. |
4º. | Elogio na presença de outras pessoas (de duas até pequenos grupos) | Compartilhar um elogio em um grupo menor traz os benefícios do reconhecimento público, mas com uma intensidade um pouco mais moderada. |
5º | Reconhecimento pessoal individual | Elogiar a pessoa individualmente cria um vínculo de confiança, empatia, respeito e admiração, reforçando a relação de maneira mais íntima e segura. |
Atividade – Cartão Maravilha – Todos os líderes da escola preenchem o Cartão Maravilha para reconhecer bons atendimentos, trabalho em equipe, participação em eventos, ou para elogiar realizações e comportamentos positivos.
O cartão é composto por duas partes destacáveis: uma é entregue ao colaborador, e a outra é colocada em uma caixa para participar de um sorteio após um determinado período. Além de promover a cultura do elogio, essa atividade incentiva as boas práticas no ambiente de trabalho.
Atividade – Mapa Afetivo – Este exercício tem como objetivo cultivar o hábito de valorizar as pessoas e desenvolver a capacidade de enxergar os aspectos positivos de cada indivíduo. Siga as orientações:
- Imprima o calendário disponível no RabbitPlay.
- Preencha os dias do mês.
- Anote o nome dos colaboradores da sua equipe. Se você for diretor, escolha um departamento ou grupo de professores de um segmento de cada vez.
- Diariamente, registre no espaço apropriado o nome da pessoa, o elogio e o motivo. Caso tenha criticado ou participado de um conflito com alguém, faça o mesmo registro.
- Seu desafio é garantir que cada colaborador receba pelo menos um elogio no mês.
- Ao final, reflita sobre quais colaboradores foram mais difíceis de elogiar e avalie o porquê dessa dificuldade.
- Este exercício ajuda a promover um ambiente mais positivo e melhorar as relações interpessoais.