A biblioteca escolar sob novo paradigma
Administração Escolar
Durante a 15ª Gestão (2009- 2011) do Conselho Regional de Biblioteconomia do Estado de são Paulo, Oitava Região – CRB/8, o foco da Comissão de Educação foi voltado para a disseminação de um novo paradigma para a Biblioteca Escolar. O trabalho teve como embasamento o documento “Standards for the 21st Century Learner”, oficialmente traduzido para a língua portuguesa com empenho colaborativo dos membros da Comissão de Educação.
O documento de oito páginas, “Standards for the 21st – Century Learner” ou “Parâmetros para o Aprendiz do Século 21”, elaborado pela American Association of School Librarians – AASL (Associação Americana de Bibliotecários Escolares), e publicado pela American Library Association – ALA (Associação Americana de Bibliotecas), define as competências informacionais indispensáveis ao aprendiz do século 21, ou nativo digital. Estabelece também o espectrum da atuação do bibliotecário escolar, sinalizando para urgência da implantação do novo paradigma. Tradicionalmente reconhecida como o espaço da leitura por excelência, a biblioteca precisa ir além de ações meramente voltadas ao incentivo à leitura para desempenhar plenamente sua função.
O programa “Encontros Sobre Biblioteca Escolar”, de caráter gratuito, foi elaborado pelo CRB – 8 para disseminar o novo modelo entre bibliotecários com interesse em Educação, professores, diretores de instituições de ensino, coordenadores pedagógicos, estudantes de Biblioteconomia e Pedagogia e demais interessados nas áreas. Outro de nossos objetivos era sedimentar um grupo de relacionamento que viesse a se tornar uma comunidade de prática: aprendendo, colaborando e trocando experiências, lutando para implantar uma mentalidade que pode facilmente contribuir para um significativo salto de qualidade na Educação do país.
A partir de setembro de 2010, foram realizados vários encontros, que acabaram por não seguir uma rígida cronologia mensal, como previsto, devido a intervalos maiores impostos por festas e recesso de final e início de ano, férias de meio de ano, disponibilidade dos palestrantes, etc. Alguns encontros foram repetidos em função do número limitado de vagas e da grande demanda. Assim, os temas dos Encontros realizados foram:
- – Colaboração
- – InfoQuest: pesquisa se aprende brincando
- – Competência em Informação
- – Projeto de Pesquisa em Colaboração com o Professor
- – Parâmetros para o Aprendiz do Século 21
O mais recente encontro, realizado no dia 1º de outubro, abordou o tema da elaboração e planejamento de espaços inteligentes de aprendizagem para a biblioteca escolar. Seu objetivo foi o de sensibilizar os participantes quanto à criação de ambientes adequados e facilitadores do processo de aprendizagem coletiva, colaboração, exercício de curiosidade intelectual e compartilhamento de conhecimento para geração de novos conhecimentos que venham a beneficiar a comunidade como um todo.
Fonte: Conselho Regional de Biblioteconomia – Regional São Paulo / CRB – 8. Por Rosana F. Telles
Mais informações: pelo telefone (11) 5082-1404 ou email [email protected]