fbpx
Guia para Gestores de Escolas

A chegada da primavera nos traz… A emoção à FLOR da pele

Neste momento de pura incerteza nos deparamos com uma infinidade de emoções: negação, aceitação, insegurança, medo, pânico, esperança… e a lista vai se arrastando pelo nosso JARDIM que deixa de ser da infância e passa a ser o local de espinhos e de terras inférteis.

A família espera que DESABROCHEMOS e possamos levar o PERFUME da estação para o conforto dos seus lares.

Estamos prontos? Sim, nascemos prontos!

Quem trabalha com educação está sempre preparado para as adaptações, já que o processo de aprendizagem é assim, cíclico.

Mas para termos uma boa colheita se faz necessário cuidarmos das SEMENTES.

Cada colaborador de nossa instituição é uma espécie única, provida de suas habilidades e fragilidades. ADUBAR o terreno, neste momento, é essencial. Ele precisa estar seguro, com a mente livre de PRAGAS e de ERVAS DANINHAS.

Se sentir protegido e acolhido, ter espaço na LAVOURA para respirar, se expressar, se manifestar, e, principalmente, se sentir confortável para expor as suas fragilidades.

As incertezas lá fora não cabem dentro do nosso JARDIM.

Para que tenhamos o colorido da estação, cada espécie precisa ser cuidada e entendida com sua força e fragilidade.

Mas como encontrar o FERTILIZANTE certo para cada flor?

Os CRAVOS BRANCOS são recheados de amor puro, talento e boa sorte. Os CRAVOS VERMELHOS são respeitosos, amorosos e cheios de paixão.

Os CACTOS são totalmente adaptáveis, os BAMBUS demoram a crescer, mas quando o fazem, se envergam e suportam as maiores tempestades, são resistentes e estarão com você durante todas as estações.

As ROSAS possuem seus espinhos, sim, precisamos tomar cuidado, sermos delicados ao falar, mas suas cores e seus perfumes são inigualáveis, e sua beleza enfeitará nosso tão amado JARDIM.

As MINHOCAS têm sua importância, oxigenam a terra, nutrem e adubam, tenha paciência com elas, são lentas, demoram a raciocinar, mas são essenciais para a beleza que queremos.

Um JARDIM farto é aquele que possui todas as espécies de flores.

Ele precisa ser preenchido por várias espécies para lhe garantir uma boa COLHEITA.

As delicadas e frágeis, as fortes e resistentes, as que são polinizadas pelo vento, as que florescem em determinadas estações e as que florescem o ano inteiro.

Cuidar de maneira específica de cada uma delas pode ser um grande diferencial para sua instituição. Fará você sair na frente, pois se suas FLORES foram bem cuidadas, com certeza atrairão visitantes para o seu JARDIM.

Estimule, reconheça, elogie, ouça…

Ofereça benefícios insubstituíveis, como um momento de lazer, de ludicidade, de resgate de sua criança interior.

Momentos de experimentações e vivências enriquecedoras.

Cuidar do Jardim dá trabalho, muito trabalho, mas te torna mais sensível e habilidoso para lidar com os perigos externos. A observação te permite pisar no solo firme ou alagado e saber como é sair dele com os pés descalços.

Muitas vezes, seu jardim só precisará de ÁGUA, outras de SOL, outras de ADUBO e outras de algo que nem você saberá onde encontrar.

Nesse momento de incertezas, temos que aprender a lidar com as nossas emoções mais do que nunca, porque esperam de nós, flores educadoras, a resposta certa, que nem sempre sabemos dar.

Essa responsabilidade em nós pode ser algo bom, pois prova nossa capacidade de mutação em situações extremas.

A primavera chegou e com ela a garantia que teremos um lindo JARDIM, cultivado com esmero.

Mas calma, se você só pensou no seu JARDIM agora, achando que iria perder a estação, não se preocupe, estamos aqui para te ajudar com os melhores FERTILIZANTES, e encontraremos uma FÓRMULA para que ele FLORESÇA em todas as próximas estações.

Receba nossas matérias no seu e-mail


Relacionados
× Fale conosco!