A importância da comunicação para aproximar família e escola

Quanto maior a participação da família no dia a dia escolar, melhor é o desempenho dos alunos.

A comunicação é um assunto de extrema importância para todos que constituem o ambiente escolar, porém, estabelecer uma comunicação efetiva ainda é um dos grandes desafios enfrentados pela escola. É preciso estar em sintonia não só com os alunos e responsáveis, mas também com toda a equipe pedagógica.

A educação é um processo misto, que compreende todas as práticas vistas na escola, em casa e na comunidade como um todo. Assim, é necessária a união de todas as pessoas inseridas no ambiente educacional para o sucesso da formação acadêmica e o desenvolvimento das habilidades socioemocionais dos alunos.

Garantir um relacionamento de confiança com a família é uma necessidade da escola, mas como fazer com que os responsáveis estejam engajados com o ambiente escolar e participando cada vez mais da rotina do aluno?

O primeiro passo para que essa parceria seja estabelecida é que as partes se conheçam bem. Para isso, a comunicação, desde o primeiro contato, tem papel fundamental e deve ser a mais transparente possível. Além disso, manter um relacionamento próximo é essencial para fazer com que os responsáveis estejam presentes no processo educativo do aluno e conscientes de todas as iniciativas da escola para garantir um ensino de qualidade.

Um dos grandes desafios da comunicação é o tempo. Estamos falando de uma geração de pais atarefados, com pouco tempo para ir até a escola ou acompanhar a rotina escolar do aluno. Com isso, a tecnologia tem se tornado uma grande aliada para fortalecer a comunicação com as famílias e facilitar o acompanhamento do dia a dia escolar.

Aplicativos de comunicação escolar para fortalecer relações

Os aplicativos de comunicação escolar já são um sucesso entre as escolas que querem uma solução de comunicação moderna e eficiente. É uma ótima forma de oferecer algo mais atrativo e atual para alunos e responsáveis.

A Agenda Edu, por exemplo, é o aplicativo ideal para jovens e responsáveis conectados que não querem perder nenhuma informação escolar. Nele, a escola envia as atividades de casa, o conteúdo estudado em sala de aula, comunicados, eventos, além de compartilhar os melhores momentos dos aluno no mural de fotos. Além disso, o app também conta com uma função de mensagem direta, mas com monitoramento e segurança da informação.

Com o aplicativo, a escola conecta os responsáveis e ajuda os alunos a organizarem melhor sua rotina escolar. A escola envia todas as informações com poucos cliques. Alunos e responsáveis recebem as mensagens em seus aplicativos e podem acessá-las a qualquer hora e em qualquer lugar. Desse modo, além de estarem conectados, a escola oferece uma comunicação rápida, eficiente e de qualidade para pais e alunos.

Em resumo, existe todo um caminho novo, mais digital e seguro, para que você consiga fortalecer as relações entre escola e famílias.

Como melhorar o engajamento escolar?

Uma comunicação bem-sucedida ajuda muito no engajamento dos pais e no desenvolvimento dos alunos. Mas para melhorar a participação dos responsáveis, é preciso fazer com que eles percebam a importância de estarem presentes na rotina escolar, ajudando na lição de casa, participando das atividades escolares etc.

Além dos aplicativos escolares, existem outras formas de fortalecer o relacionamento entre escola e família. Separei 3 dicas que podem ajudar. Confira!

1 – Esteja sempre de portas abertas

A escola deve estar sempre de portas abertas para receber os responsáveis. Apresente seus docentes, a estrutura da escola, faça com que os pais sintam-se à vontade em visitar a escola para que realmente exista uma relação entre escola-família.

ma outra dica é estimular atividades escolares que requerem a participação dos responsáveis com os alunos. Pode ser um momento de leitura ou alguma atividade que o responsável desenvolva junto ao aluno.

2 – Realize eventos onde a família também participe

As festas e comemorações são ótimas oportunidades de criar uma relação mais próxima dos responsáveis com a escola. Não somente encontrá-los em reuniões, mas também em momentos de descontração, faz com os responsáveis se aproximem mais do ambiente escolar.

3 – Crie espaços aberto para o diálogo

Para se engajar, o responsável precisa ver que o colégio está junto com seu filho, não separado, e que é necessário unir forças de todos os lados para que a criança tenha um desempenho melhor. Por isso, é importante abrir espaços para o diálogo constante não só com os responsáveis, mas também com os alunos.

Quando a escola consegue se comunicar de forma simples o relacionamento com a família tende a ser mais forte, fazendo com que os responsáveis participem ainda mais da jornada educacional. Quer fazer parte dessa jornada? Experimente a Agenda Edu em sua escola!

Que transformar a comunicação da sua escola em um case de sucesso e aproximar ainda mais escola e família? Nós, da Agenda Edu, preparamos um ebook que conta a história de cinco escolas que vêm se destacando e driblando problemas de comunicação e engajamento escolar. Confira agora mesmo, é grátis!

Sobre o autor:

Anderson Morais é CEO e co-fundador da Agenda Edu – empresa educacional com viés tecnológico, líder em comunicação nos ambientes educacionais. Empreendedor, entusiasta em educação e advogado. Há 5 anos têm se dedicado a educação, com o propósito de engajar escolas, alunos e responsáveis com interações que geram valor e fortalecem laços.