A Importância da Relação das Crianças com a Natureza

Por Mariana Della Vittoria

Em dias que a tecnologia domina e nos consome cada vez mais cedo, o contato das crianças com a natureza fica mais difícil e raro. Entretanto a falta do contato pode trazer sérios prejuízos ao indivíduo.

Autores do campo da Psicologia Ambiental afirmam que as crianças apresentam uma tendência à aproximação e familiaridade com seus elementos, uma afeição pelas coisas vivas, denominada biofilia; à medida que são afastadas dos ambientes naturais, essa afeição pode não se desenvolver, gerando, ao contrário, sentimento de desapego e indiferença em relação ao mundo natural. Assim, cuidar das crianças significa mantê-las em contato com o universo natural de que são parte. Se o nosso compromisso é com a sua integridade e com a preservação da vida no planeta, sol, ar puro, água, terra, barro, areia são elementos/condições que devem estar presentes no dia a dia (PROFICE, 2010).

O contato com a natureza ensina a criança a ter independência desde cedo, estimulando uma relação saudável e sustentável com o meio em que ela vive. Ao aprender a ver as situações numa perspectiva diferente, teremos uma criança mais sensível e mais atenta ao que está acontecendo ao seu redor. Constituindo fontes de sentimento de solidariedade e companheirismo. Além de despertar sua atenção para os problemas causados pelo homem e desabrochar um sentimento de cuidado e responsabilidade com o meio ambiente.

Três dicas para estimular as crianças:

1 ) Não faça trocas

Para incentivar uma atividade você não precisa desvalorizar outras. Trate a ida ao parque, sítio etc como uma novidade e algo especial. Faça conexões com o dia-a-dia delas: desenhos animados, filmes, animais e alimentos prediletos.

2 ) Dê liberdade

Não queira induzir as brincadeiras. Deixe que elas encontrarão a maneira mais divertida para elas interagirem com o ambiente.

3 ) Agite o grupo

Convide outras crianças para estes passeios, convide os pais e mães também. Atividades como video-game já são suficientemente introvertidas. Um dia no parque deve ser repleto de interações.

Aqui no Parque Della Vittoria as crianças aprendem sobre sustentabilidade, se aproximam da natureza, respiram ar puro, tudo isso aliado à muita diversão! Somos uma fazenda especializada em eventos. Fazemos evento escolar, aniversário, evento corporativo e visitação aos domingos.

“A natureza é a força ativa que criou e que conserva a ordem natural de tudo quanto existe. É a própria vida, criadora de todos os seres que constituem o Universo. A Natureza “é o princípio ativo que anima e movimenta os seres. […] força espontânea capaz de gerar e de cuidar de todos os seres por ela criados e movidos” (CHAUÍ, 2001) ”.

Dicas

Documentário:  Criança é a Alma do Negócio

Filme: Tainá

Referências Bibliográficas

CHAUI, Marilena. Convite à filosofia. São Paulo: Ática, 2001.

PROFICE, Christiana. Percepção ambiental infantil em ambientes naturais protegidos. Tese de Doutorado, Programa de Psicologia Social da UFRN, 2010.

Texto por Mariana Della Vittoria do Parque Della Vittoria