A importância de ter um ambiente escolar preparado

Luciano recebeu uma ligação da escola e ficou sabendo que sua filha não estava muito bem. Saiu desesperado do local que estava e foi imediatamente para a escola socorrer a sua pequena. Ao chegar no hospital, a pequena Larissa foi encaminhada com urgência para receber oxigênio, sob o risco de sofrer uma parada cardiorrespiratória a qualquer instante. Esta nova situação acendeu  um questionamento sobre segurança na escola: – Se ela tivesse uma parada respiratória em horário escolar haveria um profissional qualificado para reanimá-la? A resposta foi não, ninguém na escola da Larissa sabia sequer fazer uma massagem cardíaca.

Milhares de crianças correm sérios riscos dentro das instituições de ensino e nos passeios escolares. A lei 13.722 foi criada por decorrência de uma fatalidade por falta de capacidade do corpo docente que não tinha o treinamento de primeiro socorros.  Aconteceu na cidade de Campinas em um passeio escolar que a criança se engasgou com um pedaço de salsicha e infelizmente veio a óbito. Após este terrível incidente as autoridades se conscientizaram de que iniciativas de segurança e primeiros socorros dentro das escolas deveriam ser obrigatórias.

Embora esta seja uma obrigação legal (Lei Federal 13.722) ainda há muitas escolas que não se adequaram à lei e seguem deixando as vidas das crianças expostas a uma série de riscos. Foi aí que nasceu o P.A.E.S (Programa Aluno e Escola Seguros). Sob o lema: “Com Vida Não se Brinca”, as escolas participantes do Programa que cumprirem as obrigações legais de não expor as crianças à riscos recebem o Selo Escola Segura. Com este Selo, os pais poderão identificar quais escolas estão mais preparadas para administrar possíveis acidentes ou problemas de saúde dos filhos antes de fazer a matrícula. A sua escola já está preparada para evitar tragédias? Se sim, entre em nosso site www.programapaes.com.br e faça o cadastrado que teremos o maior prazer de lhe entregar a certificação sem nenhum custo. Se ainda não está, faça o seu cadastro que iremos ajuda-los a cumprir esta missão de deixar o ambiente escolar mais seguro para os seus alunos. P.A.E.S., Com vida não se brinca!