A influência das cores no desenvolvimento infantil

Nos primeiros anos de vida escolar, cada detalhe é importante, a brinquedoteca e playground estão entre os espaços preferidos dos pequenos, além disso, muitos pais levam em consideração esse ambiente na hora de escolher a escola de educação infantil de seus filhos, por isso, todo o projeto deve ser pensado e executado para auxiliar no desenvolvimento social, motor e psicológico infantil.

Projeto escola

De acordo com Percila Paloma, gerente de marketing e vendas, da Nogueira Brinquedos os ambientes e brinquedos coloridos auxiliam no desenvolvimento das crianças, os pequenos utilizam as cores como ferramenta para explorar o mundo e expressar suas emoções. Elas exercem grande influência no aprendizado infantil estimulando a criatividade, a curiosidade, amplia a capacidade cognitiva e algumas têm efeitos calmantes e terapêuticos. “Em nossos projetos de brinquedotecas pensamos em todos os detalhes, fazemos um estudo junto aos responsáveis da escola para entender o perfil dos alunos. Levamos em consideração a idade para definir o brinquedo mais indicado, a tematização do local e as combinações de cores, para que tenhamos um ambiente equilibrado, lúdico, divertido e agradável”, destaca.

Quiosque Madeira

Para auxiliar nossos leitores, a profissional com mais de 18 anos de experiência no segmento infantil, produção de cenários, tematização e brinquedos para brinquedotecas e playground de escolas, espaço kids e área de lazer preparou algumas dicas de cores e suas influências.

Vermelho: é indicado principalmente para as crianças quietas e menos propensas à interação. A cor estimula o movimento e o dinamismo, expressa a alegria, liderança e entusiasmo.

Amarelo: Estimula a concentração e a inteligência, está ligada às sensações de euforia, espontaneidade e originalidade. Esta é uma das preferidas da criançada!

Verde: Transmite equilíbrio, calma, esperança e simpatia. Indicada para as atividades menos enérgicas e que não exigem grandes concentrações. Ah! também auxiliam as crianças na execução de tarefas novas e desafiadoras.

Lilás: Representa a pureza e a inocência da infância, é uma excelente combinação com outras cores.

Laranja: É a cor da alegria e disposição, incentiva os pequenos à prática das atividades. É ideal para animar a criançada.

Azul: Auxilia no relaxamento do corpo e da mente, expressa harmonia, segurança e tranquilidade. Além disso, estimula os sentimentos de afeto e amizade.

Branco: Reconhecida como a cor da paz, expressa calma, harmonia e estabilidade. Também tem a capacidade de ampliar os espaços.

playground externo