A primeira impressão é a que fica – Reunião de Pais

Por Christian Rocha Coelho

O ditado popular “a primeira impressão é a que fica” também deve ser levado em consideração para preparar a reunião de pais do início do ano. É neste momento que a escola tem a oportunidade de alinhar as suas expectativas com as dos pais, apresentar as novidades e, principalmente, explicar como será o processo de aprendizagem que ocorrerá ao longo do ano.

Importante: O primeiro contato das famílias com os colaboradores da instituição propicia o início do processo de fidelização que influenciará diretamente nos resultados das rematrículas.

Como todo bom evento, a escola precisa seguir um checklist e prestar atenção em cada detalhe:

Primeira Etapa – Divulgação

• Use as estratégias de endomarketing integrado para convidar os pais (circular, web, cartaz ou banner, post, WhatsApp, agenda eletrônica…);
  • Acompanhe as inscrições e ligue para cada família que não se inscreveu. Insista e reafirme a importância da sua presença;
  • Para aumentar o quórum, associe o convite a uma atividade que necessitará da interação entre a família e o aluno, e que seja finalizada no evento.

Segunda Etapa – Momento relacional

• Decore toda a escola com os trabalhos dos alunos;
  • Capriche no coffee break;
  • Apresente os colaboradores novos;
  • Use recursos multimídia;
  • Apresente e exponha as empresas parceiras, como material didático, agenda…
  • Faça uma roteirização – mostre as instalações.

Terceira Etapa – Objetivo e assuntos abordados

Apresentar:

• O foco no acolhimento e atendimento individualizado;
  • Proposta pedagógica, metodologias, disciplinas e ferramentas de apoio;
  • Proposta e valores da instituição;
  • Direitos e deveres – Quais as responsabilidades dos pais e da escola. Entregar o MANUAL DA FAMÍLIA;
  • Diferenciais da escola em relação ao mercado;
  • Quais as novidades para 2023;
  • Apresentar os colaboradores. Enfatizar a qualidade, a formação e o programa de capacitação do corpo docente.

DICA: Uma sugestão interessante é propor que os pais vivenciem um curto período de uma aula para compreenderem o processo de ensino-aprendizagem. Após a vivência, é pertinente uma pequena explicação técnica.

Quarta Etapa Abra um espaço para que as famílias possam ter a primeira conversa com seus professores. Certifique-se de que o corpo docente esteja preparado para falar com os pais.

Quinta Etapa – Fechamento – Finalize com um checklist os principais pontos abordados para ordenar e ajudar na formação da linha de raciocínio, entregue o manual do aluno para consulta e uma pesquisa de satisfação, que deverá ser preenchida na saída (segue sugestão), com o objetivo de aprimorar ainda mais a prestação dos serviços da instituição.

DICA: Use somente palavras coloquiais no seu discurso. Os pais estão cansados e terão dificuldades em decodificar expressões que não são do seu vocabulário cotidiano. Palavras no dialeto “pedagogês”, como: significativo, interdisciplinaridade e cognitivo, podem gerar uma comunicação unilateral, em que apenas um compreende com exatidão e não ocorre a comunicabilidade, na qual há a compreensão exata de ambas as partes.