A utilização da tecnologia na aprendizagem

Todos sabemos que a tecnologia pode contribuir no processo de ensino e é considerada um meio para atingir um objetivo maior – a aprendizagem, apesar de ser muito utilizada no dia a dia, ainda é subutilizada na escola. Temos algumas instituições que utilizam várias atividades lúdicas (games) e pesquisas que são realizadas pelos navegadores, mas vamos pensar melhor sobre o tema, em um mundo em movimento a educação é a chave para transformar nossa realidade.

Estamos no século XXI e nosso estudante é nativo digital, o novo aluno faz uso de smartphones, notebook, Internet, softwares específicos, etc., mas será que ele aprende mais?

Temos um novo comportamento também, a tal da distração, já ouviu falar? Observando essa criança você nota que na maioria dos casos há muita dispersão na atenção, vários contatos, nenhuma aprendizagem, muita informação sem profundidade, sem falar nos ¨fakes¨ (informações falsas), na verdade falta o foco, a aprendizagem só será possível se unirmos tecnologia e pedagogia.

A educação vai muito além do ensino (produção intelectual, aquisição de conhecimentos), você precisa transformar o conhecimento em processos permanentes de aprendizagem, o aluno deve integrar o ensino e a vida, acrescentar ética e permitir a reflexão. Refletindo sobre os limites da tecnologia podemos pensar que ela permite o ensino, mas não o educar, ou seja, permite o conhecimento, mas a educação é um processo muito mais amplo.

Neste contexto podemos também observar que o ensino tradicional não acompanha o conhecimento atual, este modelo precisa ser repensado, a tecnologia mudou a sociedade e a Escola está no centro dessas transformações. A utilização dos recursos da tecnologia enriqueceu a aprendizagem, mas o desenvolvimento de habilidades emocionais e cognitivas continua sendo objeto de reflexão para os educadores.

No modelo tradicional de ensino a informação é processada de forma lógica e sequencial, expressa na linguagem escrita e falada, o sentido é construído pouco a pouco (numa sequência). Na utilização da tecnologia o processamento da informação é hipertextual, ou seja, utiliza vários textos ou imagens que se conectam com outros textos ou imagens (comunicação realizada com “links”, texto+link que irá direcioná-lo a outro texto).

Finalmente temos ainda a informação através da multimídia, que é uma forma mais aberta e de comunicação mais livre, então você poderá encontrar um texto+imagem+vídeo.  A Comunicação através de vídeo permite a compreensão do assunto de forma mais ampla, envolve outras esferas além do pensamento, na multimídia você irá utilizar o racional, sensorial e emocional.

Veja bem, hoje o aluno tem a sua disposição uma conexão de recursos que se bem direcionados permitirão compreender o assunto abordado de forma mais ampla, cabe ao professor selecionar os melhores conteúdos.

A função do professor é essencial e cabe destacar seu papel na formação de melhores cidadãos, a Internet deve ser utilizada para focar no assunto que se deseja abordar, ao mesmo tempo ajudando o aluno a discernir quais são as fontes confiáveis de informação no meio de tantas informações falsas, interpretar as mensagens, sempre perguntar: qual é a fonte? Orientar os alunos e aumentar a consciência sobre tudo o que é postado, pois fica registrado, sabendo que ele pode ser seguido a cada click novo, que as empresas guardam essas informações (nos conhecem melhor que nossos melhores amigos), informar também sobre assédios e bullying e como se proteger.

O grande desafio é prepará-los para não serem usuários passivos, mas exercerem o senso crítico e analisarem as informações.  É importante fazer uso criativo da Internet, não repetir o que o aluno já sabe e nem entregar algo pronto, o mestre deve desafiar seus alunos e cultivar o diálogo e a flexibilidade.

Este novo modelo requer infraestrutura (Wi-Fi, os melhores equipamentos são aqueles que permitem a locomoção dos alunos), as aulas devem ser planejadas, enfim, a tecnologia não substitui o professor mas lhe dá mais importância, lembrando que dentro da nossa realidade nem todos os estudantes tem acesso a Internet.

Podemos concluir em síntese que a tecnologia não resolve todos os problemas, mas aumenta nossa visão de mundo, amplia nossos horizontes e aproxima as pessoas.

Pensando em comunicação e gestão escolar, o mercado oferece vários softwares que são ferramentas importantes para uma boa organização da Escola, recomendo o ACADESC – Software de Gestão Escolar, que está integrado com os sistemas: “Apoio aos Pais” e “Diário do Professor”, que uma vez implantado melhora a comunicação entre Escola, pais e professores.

O “Apoio aos Pais” permite ao professor colocar todas as tarefas escolares no site e o aluno poderá acessar as informações (através de login e senha), agilizando a organização do processo pedagógico. Para conhecer mais sobre o Acadesc, acesse: www.acadesc.com.br

Bibliografia

MÓRAN, José Manuel. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias audiovisuais e telemáticas. In: Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2000b.

Lilian Cavalcanti é gestora e psicóloga, escreve para sites e revistas, faz parte da gestão do ACADESC – Software de Gestão Escolar.