A vitória dos nerds

Por: Luiz Gonzaga Bertelli*

Até algumas décadas atrás, a palavra inglesa usada no título poderia ser considerada ofensiva. Era quase um insulto, uma provação aos jovens mais estudiosos e/ou com inclinação para se dedicar a assuntos ligados a tecnologia ou cultura pop, como cinema ou histórias em quadrinhos. O que poucos poderiam prever é que os nerds, aqueles tímidos garotos e garotas, não perderiam a disposição e que todo o empenho se converteria em empreendedorismo e sucesso profissional.

Hoje, eles não só ocupam cargos de gestão como ditam tendências: os filmes de maiores bilheterias são inspirados em histórias em quadrinhos ou em séries de livro de sucesso. Isso sem mencionar a verdadeira indústria em que se transformaram as diversões eletrônicas com jogos que arrecadam, em seu lançamento, mais do que os maiores sucessos cinematográficos do verão americano. Hoje, ser nerd é estar na moda.

A 18ª Feira do Estudante – Expo CIEE 2015, a maior mostra de capacitação e inclusão profissional do país, que acontecerá nos dias 29, 30 e 31 de maio, no Pavilhão da Bienal do Ibirapuera – reservará um espaço para essa comunidade. A começar pelo estande da Saga, uma escola de animação digital e criação de games. Haverá também uma palestra gratuita com Érico Borgo, um dos fundadores e diretor de redação do Omelete, o maior site brasileiro de entretenimento nerd.

Às 15h, de sábado, ele falará sobre Evolução dos games e do mercado no Brasil e no mundo. Borgo também está envolvido em um dos mais bem sucedidos eventos da cultura pop, a CCXP – feira que no ano passado ofereceu aos brasileiros uma experiência comparável às convenções norte-americanas. Partindo do zero, atraíram empresas de peso como a Marvel Studios, Disney, Pixar, Warner e Sony, além de atores estrangeiros para conversar com os fãs.

As inscrições gratuitas para a Expo CIEE 2015 já estão abertas pelo site www.ciee.org.br/expociee. Os nerds de carteirinha e aqueles que querem trilhar esse caminho, já têm compromisso em maio.

* Luiz Gonzaga Bertelli é presidente executivo do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), da Academia Paulista de História (APH) e diretor da Fiesp.