Acessórios: Compra de produtos

A organização de cada instituição de ensino é composta, sobretudo, por um denso planejamento. Assim, podemos localizar em cada escola – seja ela de educação infantil, fundamental ou ensino médio – uma estruturação minuciosa em todos os departamentos e, principalmente, os setores administrativos que trabalham em prol do bem-estar, do cuidado, da segurança e de todas as características positivas embutidas no âmbito educacional.

Estreitando o olhar sobre alguns processos administrativos, a área de compras de uma escola, bem como a análise de fornecedores, controle de estoque e aquisição de acessórios (que cercam todos os segmentos, desde produtos de limpeza e papelaria a adornos e itens para festividades) reflete um planejamento preciso.

Alex Diniz, analista de compras do Colégio Agostiniano São José, que possui três unidades na capital paulista, diz que a instituição, atualmente, conta com mais de 3.000 alunos e 300 funcionários ativos. “Para isso, é necessário todo um planejamento de compras. Os produtos de limpeza, por exemplo, há um controle de estoque e são comprados mensalmente. As quantidades variam de acordo com a programação do colégio, em época de eventos, já nos antecipamos e compramos as quantidades extras necessárias”.

A busca de fornecedores pelo colégio, conta Alex, é via internet e revistas do setor. É importante sempre ter um portfólio de um novo fornecedor. A burocracia, às vezes, acaba impedindo a compra, já que não são todas as empresas que disponibilizam amostras para a análise dos produtos, o que acaba, de certa forma, dificultando a aquisição.

“Para analisarmos a qualidade, é interessante pedir amostras para novos fornecedores, assim podemos verificar a qualidade do produto, caso seja melhor e o preço for justo, podemos fazer a troca de fornecedor”, conta o analista de compras, que complementa: “O ideal é ter fornecedores parceiros. Sempre cotamos com três empresas diferentes, mas em casos urgentes, quando se tem uma empresa parceira, a demanda pode ser atendida nestes momentos extremos”.

De acordo com o analista, para eventos proporcionados pelo colégio, além passeios, apresentações e festas, a dica é antecipar as compras dos produtos de cada setor, evitando aquisições urgentes “onde acaba pagando um valor maior e, nem sempre, a qualidade é a ideal”. (RP)

GUIA DE FORNECEDORES

No portal da Direcional Escolas, disponibilizamos um guia completo para gestores e gestoras com o intuito de auxiliar a busca de empresas que oferecem produtos/serviços para diversas áreas das instituições escolares, como: acessórios e equipamentos, esporte e lazer, playground, mobiliário, tecnologia, eventos, construção e reforma, segurança, passeios, entre outros. Acesse: https://direcionalescolas.com.br/fornecedores/

Saiba mais:
Alex Diniz – [email protected]