fbpx
Guia para Gestores de Escolas

Afinal, ainda é tempo de novas matrículas?

Por Fernanda King

A reposta para a pergunta do título é muito direta e objetiva: é claro que SIM! Durante todo o ano boa parte do pensamento dos gestores escolares deve estar voltada para a captação e retenção de alunos, e as possibilidades acontecem todos os dias – não só na “alta temporada”.

Especialmente para quem atende crianças de zero a quatro anos – idade onde a frequência escolar não é obrigatória por lei – existe procura o ano inteiro. Temos que estar atentos para não perdermos essas matrículas, que poderão se tornar clientes em potencial para uma longa parceria, se bem atendidos, claro.

Além disso, temos mudanças de estado, de bairro, insatisfação e outros fatores que levam as famílias a buscarem outra escola após a fase clássica de pico de procura, que normalmente vai de setembro a novembro. Portanto, não devemos deixar de investir sempre em marketing, mesmo que seja aportando valores um pouco menores que nos meses de maior demanda. Mas, afinal, quais são as melhores estratégias para captar e reter alunos?

Bom, vou elencar aqui de forma bastante resumida cinco das principais dicas que dou na minha palestra sobre marketing escolar. Para alguns, pode até parecer básico, mas para a grande maioria não é. E vale lembrar que um “básico” muito bem feito sempre funciona, não é mesmo? A gente não precisa reinventar a roda… basta fazer ela girar!

Dica 1 – Conheça seu público e defina muito bem o perfil da sua escola. Pense com a cabeça do cliente, se veja através dos olhos do consumidor. Precifique certo! Grande parte dos gestores de empresas no Brasil não sabem precificar seus produtos e serviços. Uma “visita secreta” também cai muito bem! Se você nunca contratou um “cliente oculto” para visitar a sua escola, provavelmente está perdendo dinheiro. Mas faça esta análise com uma boa empresa. Ela te mostrará muitas coisas que você já não enxerga por estar ali todos os dias vendo a mesma paisagem. Nosso olhar se acostuma até a ver coisas erradas, infelizmente.

Dica 2 – Sites de busca são imprescindíveis! A grande maioria das matrículas vem daí. Estude sobre isso e descubra que pode e deve fazer tudo sozinho, caso queira. Muitas vezes a agência não vai trazer tantos clientes quanto você mesmo dominando o assunto. Definir palavras-chave e estar sempre atualizando as buscas de acordo com os resultados é essencial. E lembre-se que seu site tem que estar atrativo e com informações certeiras, de acordo com o posicionamento da sua escola. Não adianta investir no buscador para ele levar a um site desatualizado, que não comunica nem o básico às famílias.

Dica 3 – O visual vende. Observe se sua escola está limpa, se a fachada transmite a mensagem de forma clara, com um letreiro objetivo e atualizado. Desenhos de gosto duvidoso nos muros, escola triste, sem a magia da arte feita pelas crianças espalhada pelas paredes, sem cor, suja e com funcionários desmotivados não vai atrair gente nova. Tampouco manter as pessoas antigas. Uma boa consultoria também pode te ajudar a melhorar estes pontos.

Dica 4 – Redes sociais para fidelizar alunos antigos e atrair novos leads: invista de forma certa! Pense antes de postar. As legendas não devem ter erros ortográficos e têm que ser úteis ao leitor. Reveze entre conteúdos mais leves e outros de caráter informativo. Na dúvida se pode gerar controvérsia, não publique. Vale patrocinar posts com “provas sociais”, que são espécies de gatilhos para que outras pessoas comprem ou aprovem sua marca, como, por exemplo, depoimentos de famílias satisfeitas. Mostre o quanto a criança se desenvolveu depois de entrar para a sua instituição de ensino. O quanto a equipe é atenciosa, o quanto a escola é diferenciada, etc. Lembrando que tem que ser algo verdadeiro, que realmente reflita os seus valores. O consumidor percebe a verdade!

Dica 5 – Eventos e promoções: os eventos escolares têm que ser cheios de significado e devem gerar boas recordações. Assim, cada vez mais famílias participarão e estarão envolvidas com a escola. Traga bons palestrantes, faça um café gostoso, crie lembrancinhas com alto valor emocional. Promoções para indicação de amigos também motivam as pessoas a trazerem novos alunos para a escola.

Dica 6 – Não esqueça do endomarketing, o famoso marketing interno. Treinar seus funcionários para serem simpáticos durante a visita é o mínimo – o ideal é que eles sejam realmente motivados e envolvidos. Criar uma conexão verdadeira é fundamental em qualquer negócio, mas não é nada fácil. Treinamentos, reuniões e conversas individuais são infinitos! Temos que repetir diversas vezes os valores da empresa para que os colaboradores trabalhem cada vez mais com o pensamento alinhado ao da gestão. É o famoso trabalho de formiguinha. Faz parte!

Caso sua instituição já faça tudo isso, parabéns! Já pode pensar em outros níveis de relacionamento com o cliente e com os funcionários. Caso não faça, não hesite em pedir ajuda a um especialista. Não espere ser tarde demais!

Receba nossas matérias no seu e-mail


    Relacionados