Afinal, ficar na escola o dia inteiro é benéfico às crianças?

Turno Integral é opção para os pais que desejam investir na formação multidisciplinar e criativa das crianças desde cedo…Mas importante…é necessário ter a hora do descanso e da brincadeira !

extensão do tempo de permanência dos alunos em ambiente escolar pode ser benéfica ao desempenho acadêmico das crianças, além de ajudar os pais quando não têm com quem deixá-las no horário de trabalho. A constatação é da pedagoga e diretora da Escola Cristã Reverendo Olavo Nunes. Segundo ela, o tempo que a criança passa a mais na escola pode fazer com que a intimidade que ela tem com o universo acadêmico se expanda e se fortifique. Ela fica imersa em atividades que despertam sua criatividade e interesse por matérias que irão fazê-las pensar e se desenvolver, explica Raquel.

Manter o aluno por mais tempo na escola é a alternativa necessária à muitas famílias, por isso é importante que esse tempo seja de desenvolvimento, mas também de prazer, uma rotina que alie atividades acadêmicas com outras necessárias à sua formação como, por exemplo, música e esporte e momentos para brincar ou se distrair segundo seu interesse e dependendo da idade do aluno. “A educação em período integral é uma realidade que envolve diversidade de experiências benéficas porque construtivas à formação do aluno. É importante refletirmos sobre as possibilidades de uma formação integral por meio deste alargamento do tempo das crianças nas escolas”, diz Raquel.

A Escola Olavo Nunes oferece turno integral a todos os alunos do Ensino Fundamental durante as manhãs onde as crianças recebem alimentação (lanche da manhã e almoço), têm acompanhamento de uma monitora na realização de um projeto próprio do grupo, ajuda no tema de casa e período de recreação e descanso.

Por Maria Carolina Castro dos Santos