Agenda digital: Comunicação dinâmica

A atualidade nos mostra que estamos, cada vez mais, conectados em diversas (e múltiplas) redes, plataformas e ferramentas digitais. Essa ascensão tecnológica, que ganhou notoriedade nos últimos anos, alterou aspectos significativos das esferas sociais, como também as relações pessoais e profissionais, além de integrar, em todo o processo educacional, ferramentas e aplicativos que facilitam a dinâmica entre pais/responsáveis, estudantes e instituição escolar.

“O uso da tecnologia na educação não é uma tendência, já é uma realidade. Ela está presente em todas as esferas da sociedade, e também nas escolas”, afirma Arno Krug, CEO da Maple Bear. De acordo com o executivo, o uso da tecnologia traz grandes vantagens no ambiente escolar e a “grande questão é a utilização da tecnologia como uma facilitadora que faça sentido” para a instituição.

Dentre as várias opções de soluções digitais criadas para o universo escolar, destacamos o crescimento de usuários de agendas digitais, que integra, de certa forma, todas as atividades diárias dos estudantes (faltas, notas, relatórios, notificações, boletim, etc.) disponíveis aos pais/responsáveis, auxiliando, também, na aproximação entre família e escola.

“A principal vantagem é a de melhorar a comunicação entre a escola e os pais”, ressalta Krug. “Várias escolas Maple Bear utilizam agenda digital e gostam muito dos resultados, porque a agenda traz uma visibilidade para os pais das atividades e tudo que acontece com seu filho enquanto ele está na escola. Com o tempo cada vez mais escasso, essa proximidade traz mais segurança para os pais, e o acompanhamento em tempo real das atividades dentro da escola”, complementa.

Pensando no dinamismo proposto pela tecnologia, Beto Silveira, diretor e fundador do Colégio Brasil Canadá – Educação Bilíngue, nos conta que desde 2011 o colégio utiliza alguns aparatos tecnológicos. “A tecnologia é algo que não dá para remar contra, mas ao mesmo tempo é importante saber como utilizá-la”.

Já o aplicativo de agenda digital é utilizado há cinco anos pelo colégio e, na visão do diretor, a ferramenta contribui para a sustentabilidade, além de integrar todas as informações do cotidiano escolar em uma única ferramenta. “Atualmente não faz o menor sentido usar papel para enviar uma circular, por exemplo. Outro ponto é que no digital as informações estão no aplicativo. Antes, no papel, acontecia de os pais esquecerem de colocar a agenda na mochila do filho”, ressalta.

Para ele, o processo educacional torna-se, assim, mais dinâmico. “Quando os pais olham aquela tag vermelha no aplicativo, indicando algo novo, eles visualizam a notificação. No modelo antigo, se eles não abrissem a mochila, a informação passava despercebida”, finaliza. (RP)

Saiba mais:

Arno Krug – [email protected]