Água para crianças

Livro infantil ensina a importância do recurso natural para o planeta

O uso consciente da água, infelizmente por motivos desagradáveis, enfim ganhou o destaque merecido. Nesse contexto, um ponto fundamental é a educação das pessoas, sobretudo crianças que podem adquirir (e estimular nos adultos) hábitos mais conscientes e reverter a situação.

No dia 23 de março será lançada a “Coleção Jatobá”, um conjunto de sete livros infantis de ecoalfabetização que pode contribuir para este propósito. Entre os títulos há um muito oportuno para o momento: “Água por todo o lado”, que explica a importância deste recurso natural e como ele deve ser bem utilizado.

A autora da obra é a jornalista Rosana Jatobá, vencedora do prêmio Comunique-se na categoria sustentabilidade, com coautoria da pesquisadora Arminda Jardim, bacharel em letras pela Universidade Federal de Pernambuco e atuante nas áreas socioambiental e de desenvolvimento sustentável. Jatobá reuniu o conhecimento adquirido nas coberturas sobre o tema com a experiência de ser mãe de duas crianças para contar histórias que eduquem de maneira agradável.

No livro “Água por todo o lado” ela relata como os irmãos Lara e Benjamim descobrem de onde vem e para onde vai a água e, principalmente, que se trata de um recurso finito – apesar de existir (ainda) “por todo o lado” – e por isso precioso.

O conteúdo apresenta também situações em que os personagens estão na escola e sugere aos professores atividades para estimular a consciência sustentável nos alunos. Tudo isso com desenhos produzidos por meio de uma técnica rara em bricolagem onde se produz fotos e então ilustrações a partir das imagens resultantes, desenvolvido pela Bióloga pela USP, ceramista, pintora, artista plástica, escultora e naturalista Isabel Galvanese.

A obra tem a curadoria de Gabriel Galvanese, mestre em Sustentabilidade pela Universidade da Suécia, deu o tom e o olhar comprometido em despertar para sustentabilidade a atenção de cada pequeno leitor.

A editora é a Plano B, que tem uma divisão exclusiva para a área educacional por seu PADI (Programa de Aprimoramento Didático) exclusivo que busca a construção de práticas que valorizem o magistério e preparem o professor para as novas questões que se apresentam cotidianamente à escola e aos sistemas de ensino.

A Coleção Jatobá será lançada no dia 23/03 (segunda-feira) no Shopping Iguatemi em São Paulo às 19h. Em seguida haverá lançamentos nas principais capitais do país.

Trecho do livro “Água por todos os lados”

“Os irmãozinhos não entendem como é possível que as pessoas sujem a água, e a desperdicem. Eles ficam muito tristes quando veem isso. Por exemplo: um dia, a vizinha estava varrendo a calçada com água, e o marido, lavando o carro com mangueira. O maior desperdício. Lara e Benjamin pegaram vassoura e balde e começaram a varrer a calçada com vassoura e lavar o carro do jeito certo: com um balde. Lara perguntou à vizinha:

“Por que vocês lavam o carro e varrem a calçada desse jeito?”

Lançamento

Local: Livraria Cultura – Shopping Iguatemi. Piso 3

Data e Horário: 23/03/2015 às 19h

Endereço: Av. Brig. Faria Lima, 2.232 – Jardim Paulistano – Oeste.

Telefone: 3030-3310.

Autora

Rosana Jatobá é mestre em Gestão e Tecnologias Ambientais pela Universidade de São Paulo (USP). Foi vencedora do Prêmio Comunique-se como melhor jornalista de sustentabilidade em 2013. Rosana, jornalista e defensora das boas práticas em favor da Sustentabilidade, torna possível à criança por meio desta Coleção, a sua formação e sensibilidade para uma vida equilibrada e saudável.

Coautora
Arminda Jardim é bacharel em letras pela Universidade Federal de Pernambuco, pesquisadora e atuante nas áreas socioambiental e de desenvolvimento sustentável.

Editora
O Grupo Plano B Editorial é dirigido por profissionais que atuam há 30 anos no mercado editorial/educacional, com foco em livros e soluções didáticas e paradidáticas.
www.grupoplanob.com.br