Alunos aprendem disciplinas e descobrem habilidades em aulas de culinária

Instituições utilizam as práticas da cozinha como ferramenta lúdica para ensinar conteúdos pedagógicos aos estudantes

A febre dos chefs mirins ainda não acabou. Vemos em muitos noticiários que crianças e pré-adolescentes continuam dando show na cozinha. Restaurantes promovem aulas de culinária para crianças e até reality show aposta na habilidade dos pequenos na cozinha! O potencial do “cozinhar” já chegou a alguns colégios, que utilizam aulas de culinária como ferramenta de aprendizado de várias disciplinas, além das habilidades cognitivas que são descobertas quando o aluno bota a mão na massa.

A Escola Internacional de Alphaville, por exemplo, utiliza o Cooking class para ensinar o inglês para os alunos da Educação Infantil até o Ensino Médio, além de eles prepararem receitas na cozinha experimental da instituição, “o Cooking class complementa outras aulas em inglês e tem o objetivo de criar um ambiente que facilite a aquisição de vocabulário do idioma”, diz o australiano Peter Rifaat, líder de desenvolvimento em inglês da instituição. Desde o início do ano letivo, Rifaat ministra as aulas de Cooking class. Ele já administrou um restaurante italiano em Sydney e, hoje, compartilha sua experiência com os alunos. Além das vantagens linguísticas, os alunos aprendem sobre o valor nutricional dos alimentos, o que estimula uma dieta mais saudável e que vai ao encontro da proposta do restaurante da escola, de ofereceruma alimentação balanceada.

Na sala de aula, os alunos vivenciam o idioma a partir do “Language Learning”, voltado para a gramática, síntese e vocabulário. Na culinária, eles aprendem no formato “Language Acquisition”. “Durante as aulas, os alunos têm mais liberdade para se expressar de forma mais natural, o que é fundamental no desenvolvimento da fluência verbal”, explica.

No Colégio Mary Ward, instituição localizada no Tatuapé, a atividade acontece quinzenalmente para os alunos do período integral e, entre outras finalidades, busca reforçar o conteúdo aprendido de maneira interdisciplinar: “os alunos vivenciam na prática os temas desenvolvidos em sala de aula, tem noções de higiene, aprendem frações e quantidades de forma divertida e estudam o gênero textual receita” explica a professora da turma Alexandra Grassini.

As receitas são escolhidas de acordo com o projeto pedagógico do período integral que, em 2015, é o “Brasil Animado” – referente ao livro e filme 3D da autora Mariana Caltabiano – como o biscoito de polvilho, que os personagens principais da história, Stress e Relax, saboreiam nas praias de Ipanema e o pão de queijo, que eles comem em um típico restaurante mineiro.

No Colégio Humboldt, instituição bilíngue (português/alemão) localizada em Interlagos, as aulas de culinária acontecem semanalmente para os alunos da educação infantil. A escola conta com uma cozinha completamente adaptada que tem o objetivo de estimular a autonomia das crianças na realização de diversas receitas. “Há pias adaptadas para o tamanho dos alunos, bancos e mesas que facilitam o manuseio e utilização dos ingredientes e material de apoio apropriado para esta faixa etária, como tábuas de acrílico e facas sem ponta”, conta a professora da educação infantil, Maren Beyer.

Estas aulas muitas vezes estão associadas a alguma projeto pedagógico ou data comemorativa. No projeto “Índios”, por exemplo, os alunos fazem peixe na brasa e mandioca cozida, pratos que fazem parte da culinária indígena. “As crianças adoraram! Muitos disseram que a comida do índio era muito mais gostosa que a nossa comida”, conta a professora Kátia Cerveira. Em outro projeto intitulado “Horta”, por exemplo, os alunos preparam receitas com alimentos da plantação do Colégio.

Além disso, as professoras costumam trabalhar as culturas alemãs e brasileiras nas aulas, por meio de receitas típicas com o pão doce de páscoa ou receitas germânicas para festa junina.

No Colégio Franciscano Pio XII, alguns momentos de atividades diversificadas incluem culinária. Os alunos dos 1°s anos, por exemplo, farão o resgate da história da Páscoa, tradições e símbolos para a aula de História. E parte da proposta será cozinhar também uma receita de páscoa. Na educação infantil, os pequenos do Maternal 2 fazem uma salada de fruta, com o intuito de trabalhar a alimentação saudável. De acordo com Paula Bom, coordenadora pedagógica do Infantil do Colégio, as culinárias sempre estão linkadas ao trabalho pedagógico. “São várias atividades, gelatina para trabalhar as cores, sucos com as ervas plantadas na horta do Colégio, bolo relacionados com as histórias”, completa.