Alunos do Colégio Batista de Porto Alegre aprendem sobre os direitos e deveres da criança e do adolescente em sala de aula

Toda criança tem o direito de estudar, ter família, brincar. Estimular as crianças a conhecerem a lei que as protege e ensiná-las sobre os direitos e deveres com base no Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, foram os principais pontos aprendidos durante as aulas que o 4º ano do Ensino Fundamental, do Colégio Batista de Porto Alegre. Todo conhecimento da turminha foi parar nas paredes da escola! Os alunos produziram cartazes sobre o tema, que foram distribuídos pelos corredores.

De acordo com a coordenadora pedagógica do Colégio Batista, Daniela Zilz, o objetivo das aulas é de conscientizar os alunos sobre a importância do ECA, esclarecer dúvidas sobre o assunto e estimular a participação deles no cumprimento de seus direitos e deveres. “É importante que elas saibam, desde cedo, que existe uma lei que as protege e que não estão isentas de deveres. A partir do momento que os alunos conhecem seus direitos e deveres, passam a ter consciência do que é certo e errado quanto às situações do dia a dia”, enfatiza Daniela.

A proposta do Colégio é que os alunos conheçam seus direitos e deveres enquanto crianças no âmbito familiar e escolar através do diálogo explicativo sobre o que é o Estatuto, atividades como desenvolvimento e exposição de cartazes e mostras de vídeos explicativos. Durante as aulas foi trabalhada a existência do Conselho Tutelar, para o que ele serve, o que é ser cidadão, criança e o que é ser adolescente.

www.colegiobatista.org.br