Alunos do Colégio Mater Dei analisam as águas do Córrego do Sapateiro, no Parque do Ibirapuera

No próximo dia 11 de novembro, ​a partir das 10h​, 28 alunos do sétimo ano, do ensino Fundamental II, do Colégio Mater Dei, nos Jardins, realizarão a segunda coleta da água do Córrego do Sapateiro, que passa no Parque do Ibirapuera. A iniciativa faz parte do projeto Observando o Tietê, da Fundação SOS Mata Atlântica, que visa engajar e mobilizar a educação ambiental e gerar dados para o monitoramento do Projeto de Despoluição do Tietê.

Uma vez por mês, durante dois anos, os estudantes do Mater Dei analisarão a quantidade de Oxigênio Dissolvido (OD), a Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO), Nitrato, Fosfato, Ph e coliformes do Córrego do Sapateiro.  A análise inclui ainda parâmetros de percepção, como cheiro e se há a existência de peixes e lixo. Tudo é cadastrado no banco de dados da Fundação SOS Mata Atlântica. As professoras do Mater Dei Helena Vargas, de Geografia, e Marisa Garrido, de Ciências e Biologia, coordenam as ações.

“Com a iniciativa, esperamos envolver cada vez mais pessoas na melhoria das águas do Rio Tietê”, declara Sylvio Gomide, diretor da escola, que realizou a primeira coleta no dia 7 de outubro.

Sobre o Colégio Mater Dei

O colégio foi fundado em 1962 e atua desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. É a primeira escola do mundo a sediar o Google Learning Space. Com unidades nos Jardins e São José dos Campos, é associado ao Weducation, queengloba outras escolas tradicionais de São Paulo – os Colégios Internacional Vocacional Radial, com unidades no Jabaquara e Santo Amaro, o Internacional Ítalo Brasileiro e o Berçário Vila do Saber, ambos em Moema.

Recentemente, o Weducation uniu-se à empresa Setesys, especializada em recursos Google, com o objetivo de implantar inovações e capacitar docentes a partir dos projetos educacionais do Google para o Brasil. Assim, foi criada a Foreducation – parceira oficial do Google, para proporcionar às instituições de ensino uma nova experiência educacional. Coordenadores e professores das escolas do Weducation já participaram de programas de capacitação para aplicação das ferramentas do Google Apps em sala de aula. Durante o ano de 2014, os colaboradores viverão outras experiências Google.

No total, são aproximadamente 3,2 mil alunos, do berçário ao ensino médio e técnico, usufruindo de parcerias nacionais, como com Rede Pitágoras (Kroton), Lego Education, MindLab, Geekie e internacionais – Southern States University, Cambridge English Language Assessment, por exemplo, além de programas de imersão nos Estados Unidos, Argentina e Itália.

Integram o Weducation, ainda, a SSU International Education (unidade de negócios que administra intercâmbios educacionais no exterior), a SSU Centro de Serviços Compartilhados (unidade de negócios responsável pela gestão das instituições de ensino do grupo) e a Arena World Sports, centro esportivo e de lazer na Zona Oeste de São Paulo.