Alunos de colégio paulistano criam campanha sobre uso consciente da água

Estudantes do Colégio Pio XII foram responsáveis por desenvolver logomarca, slogan e mensagens de conscientização para campanha instalada em todo o colégio

Embora as discussões sobre os problemas da falta d’água já não estejam mais tanto em primeiro plano nos noticiários e nas conversas em geral, a questão ainda é preocupante e precisa da colaboração de todos. Além dos investimentos em infraestrutura para captação, armazenamento e reuso de água, o Colégio Franciscano Pio XII, localizado no bairro do Morumbi, em São Paulo, implantou uma ampla campanha institucional para incentivar ainda mais o consumo consciente de água. Para isso, propôs que a campanha fosse criada e produzida pelos próprios alunos.

Os estudantes do 9º ano ao Ensino Médio participaram de concurso para criar o nome, slogan e a logomarca da campanha. Já os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental criaram os desenhos e mensagens que, junto à logomarca e ao slogan vencedores, foram transformados em adesivos e colados em todos os pontos de água da escola, como torneiras, bebedouros e bacias sanitárias.

A dupla vencedora do concurso, eleita por uma comissão de professores, equipe técnica e direção, foram as alunas Isabella Araldo e Emília Mendes Arantes, do 3º ano do Ensino Médio, com o slogan “Água: Pense bem enquanto você ainda tem!”. A logomarca faz referência ao “Tau”, símbolo de São Francisco, padroeiro da escola e protetor da natureza. Além dos adesivos com as mensagens dos alunos mais novos, com a logomarca e o slogan criados pelas alunas, foram produzidas camisetas que passam a ser usadas pela equipe docente em todos os eventos do Colégio.

“Mais do que simplesmente apresentar uma campanha pronta e feita pela escola, a ideia era que ela fosse produzida pelos próprios alunos, para que se sentissem parte dela e se apropriassem melhor de seus conceitos. Entendemos que, dessa forma, os alunos respeitam e valorizam mais a iniciativa, bem como se sentem compelidos a ampliar o alcance dessas mensagens aos familiares e a toda a comunidade escolar”, diz Fátima Miranda, diretora-adjunta do Colégio.

Frases como “Tenha um pingo de consciência” (8º ano), “Para não faltar, saiba usar” (7º ano) e “O consumo consciente pode salvar a gente” (também do 7º ano) fizeram parte do trabalho desenvolvido pelos alunos.

A campanha terá duração no ano de 2015 até 2016. “Precisamos lembrar que as discussões sobre as secas diminuíram, mas com a chegada do inverno, sua importância se intensifica ainda mais”, completa a diretora.

Todos os eventos do colégio durante o ano abordam o tema, e culminam com o Sábado Cultural, no segundo semestre, que reúne a produção de todo o ano. Além do trabalho desenvolvido em sala de aula em todos os segmentos, também foram organizados seminários e palestras, como a da procuradora regional da República, Sandra Akemi Shimada Kishi, que debateu a questão da crise hídrica com alunos do Ensino Médio.

Soluções para driblar racionamento de água

O Colégio Franciscano Pio XII, desde o último ano, vem ampliando o investimento em estruturas para a captação, armazenamento e reuso de água. O prédio principal do Colégio foi coberto com telhados novos e a água da chuva é captada através das calhas para caixas d’água com capacidade de 40 mil litros de armazenamento, que dão autonomia para um dia e meio sem abastecimento. A instituição já possui uma caixa d’água de 150 mil litros, que equivale a três dias de autonomia. Com os dois recursos, é possível ficar cinco dias sem abastecimento. A arquitetura do Colégio também mudou. O lago de carpas foi desativado e sua área foi integrada ao jardim.

Iniciativas de conscientização também foram feitas, como a rotina de limpeza geral, reorganizada para utilizar mais produtos químicos no lugar da água. Também foram colocados copinhos plásticos em todos os bebedouros do colégio, que já tinha temporizadores e arejadores instalados em suas torneiras.

Sobre o Colégio Franciscano Pio XII

O Colégio Franciscano Pio XII foi fundado em 1954 com o compromisso educacional conduzido pela filosofia franciscana. Há 60 anos forma gerações com o diferencial de educação em constante diálogo entre o conhecimento acadêmico e a formação humana, entendendo o educando como agente de transformação social, que atua em prol do fortalecimento de um mundo justo e fraterno.