Alunos de São Sebastião conquistam medalha e prata e menções honrosas na Olimpíada Brasileira de Matemática

Estudantes de São Sebastião tiveram bons resultados na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP) e conquistaram medalha de prata e menções honrosas. O resultado da segunda avaliação, realizada em setembro, foi divulgado nesta segunda-feira (1).

O aluno Felipe Teixeira de Oliveira, da EM Maria Francisca Santana de Moura Tavolaro, do Pontal da Cruz, foi o medalhista de prata do município, entre estudantes de todo o país. Outros 11 alunos de São Sebastião receberam menções honrosas.

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada – IMPA – e tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área.

Ela foi iniciada em fevereiro com o período de inscrições aos interessados em participar. Em maio foram realizadas as provas da primeira etapa e os classificados tiveram a oportunidade de realizar a segunda avaliação.

Para auxiliar os alunos participantes, as escolas da Rede Municipal também trabalham o conteúdo da OBMEP em sala de aula, que estão contidas em material didático oferecido pela Olimpíada aos participantes.

Em 2014 a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas comemorou a sua décima edição. Com grande adesão e apoio das escolas, professores, pais e alunos, o programa frutificou e novos projetos foram iniciados, possibilitando novos acessos a um ensino de matemática diferenciado.

Assim como outros medalhistas, o aluno Felipe Teixeira de Oliveira poderá participar do Programa de Iniciação Científica (PIC). Destinado a alunos medalhistas da OBMEP, o PIC é realizado por meio de uma rede nacional de professores em pólos espalhados pelo país, e também no fórum virtual.

Ele tem como objetivos despertar nos alunos o gosto pela matemática e pela ciência em geral e motivá-los na escolha profissional pelas carreiras científicas e tecnológicas. Os alunos com menção honrosa poderão realizar uma pré-inscrição, a fim de pleitear as vagas remanescentes do Programa de Iniciação Científica.

Menções Honrosas:

Denis Campos Silva (EM Cynthia Cliquet Luciano)

Pedro Henrique Costa L. da Rocha (EM Henrique Botelho)

Vinícius de Souza Roubert Graciano (EM Maria Francisca Santana de Moura Tavolaro)

Nathália dos Santos Machado (EM Nair Ribeiro)

Guilherme Nonato Matias (EM Walfrido Maciel Monteiro)

Gustavo de J. Machado (EM Nair Ribeiro)

Gabriel de Sena Gonçalves (ETEC)

Guilherme de Mendonça de Oliveira (EM Sebastiana da Costa Bittencourt)

Jonas de Oliveira (ETEC)

Maurício Leite Morais da Silva (EE Sebastiana da Costa Bittencourt)

Erisvan Batista dos Santos (EE Plínio)