Alunos do Colegio Peretz vivenciam práticas esportivas Paralímpicos e Olímpicas

Silvia Perlov

Faltam pouco mais de 150 dias para o início dos Jogos Paralímpicos, que acontecerão de 7 a 18 de setembro, na cidade do Rio de Janeiro. Serão 4.350 atletas de 176 países competindo em 23 modalidades.

O prof. Pedro Amadeu, coordenador da área de Educação Física, com o objetivo de mostrar aos alunos que o esporte é acessível a todos, convidou o paratleta Fernando Fernandes, campeão mundial e bicampeão sul-americano de paracanoagem para conversar  com os estudantes do 9º ano e do Ensino Médio, no dia 13 de abril.

Entre os dias 11 a 15 de abril, os alunos do 6º ao Ensino Médio praticarão a canoagem na piscina do Colégio.

Ainda durante as aulas os alunos experimentarão a corrida com olhos vendados, e o futebol de cinco, são praticados por deficientes visuais.

Pedro Amadeu lembra que a origem dos jogos se deu em 1945, em Stoke Mandeville, Inglaterra, com o neurologista alemão de origem judaica Ludwig Guttmann que utlizava o esporte tiro com arco, na reabilitação de soldados feridos da 2ª Guerra Mundial. Três anos depois, houve uma primeira competição e, finalmente, em 1960, foi realizada a 1ª edição oficial dos Jogos Paralímpicos.

Em se tratando  de Olímpiadas, a equipe de Educação Física está desenvolvendo atividades esportivas diferentes como o rugby, badminton, tênis e hóquei entre outras.

No dia 25 de abril, a atleta da seleção brasileira de atletismo Thaíssa Barbosa Presti, irá acompanhada pelo técnico que a revelou no Colégio e acreditou em seu potencial, José Roberto Regino, para falar com os 6º e 7º anos do Ensino Fundamental II.

“As Olímpiadas e os Jogos Paralímpicos são excelentes oportunidades para mostrar que o esporte está ao alcance de todos, basta ter coragem, determinação e esforço”, afirma.