Alunos do Maranhão começam a usar o Cartão Material Escolar

Iniciativa vai atender mais de 1 milhão de estudantes

Os alunos (crianças e adolescentes da rede pública de ensino) de todos os municípios do Maranhão já podem comprar seu material escolar nos 655 estabelecimentos comerciais habilitados para participar do Programa que institui o Cartão Material Escolar na região. O modelo é similar ao implantado a mais de 3 anos no DF e mais de 20 cidades no Brasil.

O programa concede crédito de R$ 46, por estudante, para a compra de material de uso escolar às famílias cadastradas no Bolsa Família do Governo Federal e que tenham filhos em idade escolar, entre 4 e 17 anos.

Através de um cartão magnético tipo débito, as famílias beneficiárias do programa do Governo Federal no Maranhão podem realizar compras em lojas e comércios autorizados em seus próprios municípios para a venda de material escolar evitando-se o modelo antigo de licitações que em muitos casos eram denunciados como casos de corrupção.

O Programa

O governo do Maranhão destinou R$ 100 milhões em recursos para a compra de material escolar no Estado.

“Além de eliminar a corrupção nas licitações, o Cartão Material Escolar – CME, fomenta a economia dos municípios ao gerar empregos no comércio e aumenta a autoestima e o rendimento escolar do aluno que deixa de ser carimbado como pobre pelo kit escolar de licitações.”, explica o presidente da Associação Brasileira dos Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares (ABFIAE), Rubens Passos. A ABFIAE e outras entidades do setor apoiam que os estados e municípios adotem este modelo moderno e eficaz de uso de verbas para educação”, completa.