Alunos do Elvira Brandão celebram ‘Dia de São Valentim’

Evento incentiva a comunicação entre os alunos nos idiomas inglês e espanhol; corações, cartões e painéis decoram entrada do colégio

No Brasil, o Dia dos Namorados é comemorado no mês de junho. Mas, em boa parte do mundo, a data escolhida é 14 de fevereiro, dia de São Valentim. Com o tema Love is in the air/ El amor está en el aire, a celebração marcada para os dias 11 e 12 no Colégio Elvira Brandão ajudará a escola a incentivar a comunicação entre os alunos nos idiomas inglês e espanhol.

Corações, cartões e painéis estão sendo produzidos a todo vapor pelos alunos do Jardim I à 3ª série do Ensino Médio, para decorar a entrada do colégio.

De acordo com a tradição, o dia 14 de fevereiro relembra o aniversário de morte de São Valentim, mártir cristão que viveu durante o século III. Nesse período, o imperador romano Claudio II proibira os casamentos, por acreditar que os homens solteiros e sem responsabilidades familiares eram melhores soldados.

Valentim se opôs a essa decisão, concedendo as bênçãos matrimoniais a jovens noivos de forma clandestina. A rebeldia do santo o levou à prisão e ele acabou decapitado no ano de 270. Dois séculos depois, no ano de 496, o papa Gelásio I escolheu Valentim como símbolo dos enamorados.

“Faremos nos dias 11 e 12 uma celebração à língua espanhola e à inglesa, além de ressaltar os aspectos culturais do dia de São Valentim”, resume Maria Ester Ceccantini, diretora geral do Elvira Brandão.

Sobre o Colégio Elvira Brandão

Um dos mais tradicionais colégios de São Paulo, o Elvira Brandão tem 110 anos de atividades ininterruptas. Hoje mantido pelos empresários Camila Nardy Rocha e Fernando Caiuby, bisnetos da professora que lhe dá nome, tem aproximadamente 1 mil alunos, mais de 100 professores e provê atendimento desde o berçário até o ensino médio.

Ao longo de sua história, o Elvira Brandão abrigou nomes estrelados da cena brasileira, como os empresários Antônio Ermírio de Moraes – falecido no mês passado – e Roberto Setúbal (Itaú); os jornalistas Júlio de Mesquita Neto e Ruy Mesquita; o ator Paulo Autran e as atrizes Etty Fraser e Eva Wilma; o piloto Rubens Barrichello; o médico Raul Cutait e o atual vice-governador de São Paulo – também ministro do Governo Federal -, Guilherme Afif Domingos.