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Guia para Gestores de Escolas

Aprendizagem com jogos digitais: novas formas de pensar e aprender

Os avanços tecnológicos, aliados às mudanças comportamentais impostas à sociedade pela pandemia, vêm influenciando diversas áreas, entre elas, a Educação. Esses dois aspectos ampliaram a necessidade de inserção de soluções práticas que auxiliem o cotidiano do processo de ensino-aprendizagem.

Videoconferências, aplicativos, plataformas, jogos digitais, aulas ao vivo, chats e inteligência artificial abriram espaço para uma nova realidade que até então vinha sendo pouco explorada em escala mundial, se considerarmos as inúmeras possibilidades.

Essas ferramentas digitais chegaram às escolas trazendo estratégias de ensino que procuram empolgar e desenvolver nos educandos a busca da plenitude de suas habilidades, como um instrumento de apoio a descoberta de conceitos e a resolução de problemas.

A tecnologia vem exercendo um papel fundamental no processo de transformação da aprendizagem nas escolas, possibilitando às crianças e os adolescentes o domínio do universo digital. Sendo capaz, por meio desses instrumentos, de fazer um uso qualificado e ético das diversas ferramentas existentes e de compreender o pensamento computacional e os impactos da tecnologia na vida das pessoas e da sociedade.

Nesse contexto, uma proposta pedagógica com jogos digitais permite uma abordagem diversificada, interativa e desafiadora, tornando as aulas mais interessantes e motivadoras, oferecendo soluções educacionais que despertam no educando o prazer em aprender.

Diante dessa possibilidade e da importância de se oferecer uma oportunidade para que o educando tenha mais autonomia na aprendizagem, essa proposta de aprendizagem permite ao docente criar condições na busca de estudantes críticos e investigativos, facilitando a construção de seus conhecimentos, do senso de reflexão e criação, e do pensamento lógico e cognitivo.

O uso das plataformas digitais facilita, ainda, uma participação ativa do estudante na sua aprendizagem. Permite realizar atividades não só de exploração e pesquisa como de recuperação e desenvolvimento, contribuindo para que o educando adote uma postura proativa na construção do seu conhecimento. Recursos tecnológicos ajudam no processo de construção do conhecimento por possibilitarem que o educando reflita, repense e analise seus erros, indo além das atividades pré-determinadas. A reflexão ativa faz com que os estudantes se tornem sujeitos ativos na construção de seu conhecimento. Isso os ajuda a forjar hábitos positivos de aprendizagem e a usar a Mentalidade de Crescimento.

Na aprendizagem baseada por jogos digitais o papel do docente é o de mediador, facilitador e auxiliar do educando, acompanhando todo o processo de ensino-aprendizagem e ajudando quando necessário. Essa estratégia de ensino favorece uma aprendizagem personalizada, permitindo que os docentes acompanhem as atividades executadas por cada estudante, analisando individualmente seus desempenhos. Isto favorece a identificação das dificuldades de aprendizagem e possíveis causas, orientando a aplicação de ações, intervenções e adaptações do seu planejamento às necessidades e habilidades específicas de cada aluno.

De modo geral, os jogos digitais ajudam a desenvolver fluência de pensamento e rapidez de raciocínio. Por meio deles, os estudantes aprendem em todas as fases à medida que a dificuldade aumenta.

Os jogos digitais podem, também, desenvolver a habilidade e a curiosidade dos estudantes para observar, hipotetizar, testar, avaliar, concluir e refinar ideias. Sua utilização nos ambientes de aprendizagem potencializa o ensino contribuindo para que o educando perceba seu aprendizado de forma mais abrangente e integral, aprendendo, no limite máximo da sua competência, mediando e contribuindo para o seu desenvolvimento lógico e cognitivo.

A educação através de jogos digitais está de acordo com as necessidades da geração atual: cercada pela tecnologia e pelo uso de computadores, videogames, smartphones, tablets e redes sociais. Para despertar o interesse dessa geração digital e aproveitar seu entusiasmo e capacidade de aprendizagem, o ensino deve se adaptar aos novos tempos e utilizar os recursos tecnológicos disponíveis no processo de ensino-aprendizagem.

Cabe a nós, como profissionais da educação, uma reflexão sobre como as ferramentas digitais podem apoiar para as mudanças tão necessárias no ambiente escolar atual, engajar nessas novas propostas, de forma a contribuir, de maneira significativa, no processo de ensino e de aprendizagem mais agradável, lúdico e interativo.

Fernando Grigorovski Especialista em Tecnologias Aplicadas à Educação, Pedagogo e Mestre em Educação Matemática. Atualmente é o Coordenador Pedagógico no Brasil da Mangahigh – empresa britânica de tecnologia educacional para o ensino-aprendizagem da Matemática por meio de games e quizzes adaptativos.

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