Arquitetura escolar inclusiva: construindo salas de aula para todos

Além de ser fonte de conteúdo e conhecimento, a escola é o lugar onde o aluno aprende a trabalhar em grupo, a debater e ouvir opiniões diferentes das suas, e a conviver com as diferenças. Enfim, é nesse ambiente que os estudantes recebem grande parte de sua formação como cidadãos. Por isso, um dos papéis fundamentais da escola é a inclusão de pessoas com deficiência. Afinal, se o espaço escolar é um microcosmo da sociedade, o ideal é que ele também reflita a diversidade existente fora dela. Daí a importância de se pensar em salas de aula acessíveis e inclusivas, preparadas para receber todos os alunos. Um bom projeto de arquitetura tem papel determinante para atender a essas demandas de forma adequada.
A arquiteta Bruna Vieira de Assis, do escritório mineiro Inclua, especializado em arquitetura escolar, infantil e inclusiva, explica que não basta pensar apenas em acessibilidade: “a inclusão já vem sendo debatida há algum tempo; porém, é preciso compreender as diferenças entre uma sala de aula acessível e um ambiente efetivamente inclusivo. Afinal, acessibilidade é aquilo que traz acesso, e inclusão é pertencer, fazer parte”.
Para Bruna e sua equipe, a acessibilidade é obrigatória em um projeto. Já a inclusão é uma realidade para uma sociedade mais justa e igualitária. “O espaço educacional precisa ser planejado para atender crianças típicas e atípicas, e hoje já temos carteiras ergonômicas, cadeiras mais confortáveis, mesas anatômicas e outros móveis para que todos possam ficar adequadamente acomodados. Mas, no meu entender, isso é apenas o começo de uma lista de itens que vai muito além do cuidado espacial. É preciso pensar com uma mente inclusiva, se colocando no lugar do outro. A sala de aula tradicional, com carteiras enfileiradas e lousa, nunca funcionou para todos”, afirma Bruna.
Para que as salas de aula sejam ideais para a diversidade de alunos, a arquiteta acredita que é preciso “desconstruir” esse espaço: “ambientes com mobiliário versátil, que permitam o aprendizado respeitando o tempo de cada indivíduo, são fundamentais para a inclusão. Além disso, móveis modulares e ambientes setorizados, que ofereçam um melhor desenvolvimento multidisciplinar ao aluno, auxiliam no sentimento de pertencimento e autonomia”, completa.
Esse ideal de sala de aula com mobiliário diverso e inclusivo é parte do DNA da Maqmóveis. A empresa foi pioneira em enxergar o móvel escolar como item de primeira importância na sala de aula, priorizando um design que visa o conforto, a funcionalidade, a estética, a ergonomia, a inovação e a durabilidade. No vasto portfólio da empresa, é possível encontrar móveis para criar layouts que vão além dos convencionais, e têm como premissa estimular a interação entre os estudantes. Cada vez mais, a Maqmóveis investe em produtos volantes e multiuso, que permitem melhor aproveitamento dos espaços e lhes conferem versatilidade, além de ser um mobiliário que atende à necessidade de atividades mais dinâmicas em sala de aula.