Atividade extracurriculares: Formação complementar

O aspecto dinâmico do conhecimento surge diariamente em variados momentos sob diversas metodologias. Observando a grade curricular e a programação pedagógica, em paralelo às aulas regulares os cursos e as atividades extracurriculares, geralmente ofertadas no contraturno, auxiliam na formação multidisciplinar, bem como instigam a ampliação do repertório do aluno em diversas áreas, como arte, música, esportes, idioma, ciência, tecnologia, etc.

“Qualquer atividade extracurricular trará benefícios para os estudantes”, afirma Raiani Teichimam, empreendedora cultural. “Nesse momento de muitas descobertas na vida das crianças, é interessante coloca-las em contato com muitas possibilidades de experimentações e, assim, compreender as suas afinidades e os desinteresses, o que é importante para descobrir o que é desafiador para cada uma e que precisa ser trabalhado”, reflete.

Como formação complementar, as atividades extras colaboram não só com campos de experimentações, descobertas de potencialidades e interesses que, se bem lapidados, ajudarão na escolha profissional no futuro como, também, no processo de socialização das crianças. Segundo a empreendedora cultural, todas as temáticas de cursos extras são importantes para o currículo escolar, e a sua escolha deve ser feita por meio de uma análise do próprio estudante, além do compartilhamento e motivação dos familiares para determinadas áreas.

“É interessante que os responsáveis tenham a sensibilidade para entender o que a criança precisa. Caso seja possível, peçam dicas e uma orientação para a professora da turma que também observa o aluno e pode trazer boas ideias”, indica. Neste momento de pós-pandemia, a procura por cursos de teatro nas escolas está bem alta. “O teatro pode ajudar nesta retomada de fazer novos amigos, ficar menos tímido, exercitar o corpo e a espacialidade, por exemplo”, analisa Teichimam.

Para além da escolha do curso, o direcionamento para cada faixa etária deve ser observado, sobretudo respeitando as diferentes etapas de desenvolvimento de cada criança para que ela tenha o total aproveitamento. Um curso de musicalização, conta Teichimam, pode ser ministrado para uma criança de 4 meses a 3 anos; e de teatro a partir de 3 anos, cada um com a sua metodologia específica para aquela idade.

Tendo em vista a importância das atividades extracurriculares, atualmente muitas empresas oferecem às escolas serviços de cursos temáticos com profissionais capacitados. Na prática, a adesão é interessante para a escola, já que essas empresas assumem a administração do curso, a gestão da equipe de profissionais, o acompanhamento dos estudantes e outros dados, como faltas, matrículas, atrasos, material e pagamento. “Algumas empresas de solução extracurricular oferecem também um modelo de mais rentabilidade para escola, com um ganho líquido de até 30% para a escola. Ou seja, contratar uma empresa para ser parceria da escola e trazer mais profissionalismo para os extras pode ser muito vantajoso, mais rentável e mostrar mais credibilidade para as famílias”, finaliza Teichimam. (RP)

Saiba mais:
Raiani Teichimam – [email protected]