Atividades de psicomotricidade auxiliam crianças no processo de aprendizagem

Estudos que relacionam a psicomotricidade ao processo de alfabetização afirmam que correr, pular e saltar são essenciais para o desenvolvimento infantil e para o desempenho escolar. A psicomotricidade integra os saberes e, através do movimento, estimula o raciocínio e as sinapses no sistema neurológico.

No Colégio Franciscano Pio XII, instituição de educação localizada no bairro do Morumbi, em São Paulo, todas as aulas de Educação Física da Educação Infantil são planejadas nas bases psicomotoras – tonicidade, equilíbrio, noção corporal, orientação espaço-temporal, lateralidade, praxia global (coordenação motora dinâmica global ou geral) e praxia fina (coordenação motora fina), permeando, dessa forma, o conteúdo pedagógico.

“O trabalho de educação psicomotora viabiliza e auxilia no processo de alfabetização, por exemplo. Ao conhecer e compreender seu corpo integralmente e em atividade, a criança é capaz de inibir o movimento e ter precisão manual, essencial para a escrita”, afirma a professora Bárbara Barreto, que dá as aulas de educação física para a Educação Infantil e anos iniciais do Fundamental I no Colégio Franciscano Pio XII.

O estímulo à movimentação do corpo na infância não só reflete na aprendizagem, mas também, na formação integral da criança. “Por se tratar de uma ciência que considera o desenvolvimento cognitivo, afetivo e motor dentro de um ambiente social, o trabalho envolve um olhar sensível com as crianças, com o objetivo de propiciar vivências significativas e estimular o desenvolvimento de forma harmoniosa e integral”, explica a professora. “No Colégio Pio XII, temos um ambiente físico e estrutura material privilegiados, no qual as crianças vivenciam diversos espaços e materiais, com liberdade para criar e se movimentar em diversos planos e ambientes”.

Realizando um trabalho psicomotor, ela adquire habilidades para a continuidade de seu desenvolvimento. “Os estímulos psicomotores resultam em uma criança mais segura e coordenada em todos os aspectos, com movimentos mais precisos e coesos”, diz.

A prática psicomotora engloba diversas atividades de movimento que propiciam as bases psicomotoras, não apenas atividades específicas. “Um pega-pega, por exemplo, pode ser visto como uma atividade psicomotora por envolver a orientação espaço-temporal, freio inibitório e noção do corpo”, completa Bárbara.

Sobre o Colégio Franciscano Pio XII

O Colégio Franciscano Pio XII foi fundado em 1954 com o compromisso educacional conduzido pela filosofia franciscana. Há mais de 60 anos forma gerações com o diferencial de educação em constante diálogo entre o conhecimento acadêmico e a formação humana, entendendo o educando como agente de transformação social, que atua em prol do fortalecimento de um mundo justo e fraterno.