Atos lança quarto IT Challenge com o objetivo de encontrar os melhores conceitos para a vida conectada
Educação e Cidadania
Realizado em parceria com a EEBus, concurso universitário de tecnologia da Atos convida estudantes de 10 países, incluindo o Brasil, a apresentar ideias inovadoras sobre conectividade até o dia 12 de dezembro
A Atos, líder em serviços digitais, lançou seu quarto concurso universitário, o IT Challenge, em parceria com a EEBus, organização sem fins lucrativos que reúne as principais empresas, associações e partes interessadas dos setores de energia, telecomunicações e eletricidade da Alemanha e também em nível internacional. O desafio deste ano para estudantes de 10 países, incluindo o Brasil, é criar os melhores conceitos para uma vida conectada – um mundo em que lares, locais de trabalho e cidades estejam conectados continuamente por meio de múltiplos aparelhos inteligentes que integrem serviços de vídeo, voz e dados, de modo a proporcionar acesso e conectividade em todos os lugares e momentos.
Alunos com curso em andamento de graduação e pós-graduação nas universidades brasileiras estão convidados a participar do evento e desenvolver seus conceitos sobre como melhorar a vida das pessoas por meio da conectividade. A equipe vencedora ganhará uma viagem a Barcelona (Espanha), incluindo uma visita ao centro de competência em tecnologias móveis da Atos, onde se reunirá com especialistas da empresa para discutir como seus aplicativos poderão ser desenvolvidos e comercializados.
As equipes classificadas em segundo e terceiro lugares receberão um tablet e um diploma da Atos com a certificação de sua realização excepcional, além da oportunidade de se candidatar a um concorrido estágio na empresa. Um dos requisitos é possuir inglês fluente, pois apresentações escritas e verbais deverão ser feitas durante o programa. Não há restrição de número de grupos inscritos por universidade, mas é fundamental que cada grupo tenha no mínimo dois e no máximo cinco integrantes.
“O IT Challenge é um concurso desafiador, baseado na mentalidade Open Innovation, além de ser uma oportunidade única de aprendizagem. Esperamos com essa iniciativa promover e incentivar a inovação dentro das futuras gerações de profissionais de TI e acreditamos firmemente que o desafio dará aos alunos de hoje a chance de escrever a história da tecnologia de amanhã”, diz Alexandre Gouvêa, CEO da Atos para América Latina.
Os interessados devem registrar suas propostas iniciais no site do IT Challenge (www.atositchallenge.net) até 12 de dezembro de 2014. Serão pré-selecionadas 15 equipes. Destas, 14 serão escolhidas pela Comunidade Científica da Atos e por especialistas da EEBus. A Comunidade Científica é uma rede mundial de cerca de 100 dos melhores tecnólogos de negócios da Atos. Uma equipe será escolhida pelo público – aquela com o maior número de curtidas no Facebook do IT Challenge.
“A expectativa é grande para o Brasil, pois, na última edição do concurso, tivemos uma equipe de Londrina (PR), da UEL, que ficou em 4º lugar, e um dos estudantes desta equipe, Gregório Pereira, foi incorporado à Atos e hoje é um de nossos analistas de projetos”, afirma Gouvêa. Denominado MyOlympics, o aplicativo da equipe da UEL desenvolvido para smartphones tinha como objetivo principal promover a integração de torcedores durante os Jogos Olímpicos Rio 2016 por meio de um mecanismo de pontuação aplicado aos palpites nas disputas esportivas. Além disso, proporciona comunicação em tempo real sobre os resultados da competição.
“Desenvolvemos o protótipo deste aplicativo ao perceber que as pessoas atualmente não acompanham os Jogos Olímpicos tanto quanto gostariam, principalmente pela falta de opções de acesso rápido e fácil às informações das competições”, explica Gregório Pereira. “Participar deste programa foi um excelente desafio. Planejar este aplicativo e ter que defender sua importância foi ótimo aprendizado que vou levar por muito tempo. Além de ser uma ótima ferramenta de fomento ao empreendedorismo e inovação entre os universitários”, conclui o ex-participante e funcionário da Atos.
Histórico de sucesso
O IT Challenge da Atos foi criado em 2012 para promover e incentivar a inovação na futura geração de profissionais de tecnologia da informação. Hoje, ele é um evento consagrado no calendário dos estudantes de universidades parceiras em 10 países, tendo revelado ideias vencedoras para os Jogos Olímpicos e para carros conectados. Dentre essas ideias, um aplicativo que sugere a melhor velocidade para os semáforos com o objetivo de reduzir as emissões dos carros e um aplicativo para programar o seu dia de esportes e passeios turísticos durante as Olimpíadas.
“Até 2018, prevê-se que haverá 25 bilhões[1] de aparelhos conectados e 18 bilhões[2] de smartphones no mundo todo. Nós, da Atos e da Worldline, estamos no centro dessa oportunidade emergente e já vemos como ela pode melhorar substancialmente nossa vida diária. Carros conectados, smart boxes e robôs que controlam nossa calefação e iluminação são só o começo. À medida que mais e mais aparelhos e dispositivos estejam conectados, há um enorme potencial para que nossa vida fique mais prática e para que façamos economia de dinheiro e energia. É um desafio empolgante e convidamos os estudantes das universidades participantes a pensar grande, com criatividade”, afirma Gilles Grapinet, vice-Presidente Executivo Sênior da Atos e Executivo-Chefe da Worldline, empresa do Grupo Atos.
“Estamos orgulhosos de participar deste IT Challenge. Combinamos os aparelhos e as tecnologias de nossa vida diária – eletrodomésticos e sistemas de calefação e segurança – e trabalhamos com empresas de energia e telecomunicações para criar novos serviços e soluções. Seja criativo com o EEBus e comece agora a moldar o amanhã, ao participar deste desafio. O futuro é construído hoje”, diz Peter Kellendonk, Presidente da EEBus.
O IT Challenge faz parte da iniciativa Wellbeing@work (bem-estar no trabalho) da Atos e apoia o objetivo da empresa de incentivar e desenvolver talentos. Para obter mais informações sobre o concurso e para registrar seu interesse, visite: www.atositchallenge.net.
Sobre a Atos
A Atos SE (Societas Europaea) é uma empresa líder em serviços digitais com receita anual pro forma de € 10 bilhões em 2013 e 86.000 funcionários em 66 países. Atendendo a uma base de clientes mundial, o Grupo presta serviços de Consultoria e Integração de Sistemas, Serviços Gerenciados e Terceirização de Processos de Negócios, Operações de Nuvem e soluções em Big Data e Segurança, além de serviços transacionais através da Worldline, líder europeia no setor de pagamentos e serviços transacionais. Com sua grande expertise em tecnologia e profundo conhecimento do setor, o Grupo trabalha com clientes de diversos segmentos do mercado: Defesa, Saúde, Manufatura, Mídia e Serviços Públicos, Setor Público, Varejo, Telecomunicações e Transporte.
O foco da Atos são as tecnologias de negócios que impulsionam o progresso e ajudam as organizações a criar o futuro de sua empresa. O Grupo é Parceiro Mundial de Tecnologia da Informação para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos e cotado no mercado Euronext de Paris. A Atos opera sob as marcas Atos, Atos Consulting, Atos Worldgrid, Bull, Canopy e Worldline.
Sobre a EEBus Initiative e.V.
A organização sem fins lucrativos EEBus Initiative e.V. reúne as principais empresas, associações e partes interessadas dos setores de energia, telecomunicações e eletricidade da Alemanha e também em nível internacional. Juntos, desenvolvemos o EEBus como um conceito de interligação em rede aberto, padronizado e voltado ao consenso. Começando pela conexão das Redes Elétricas Inteligentes com os Consumidores Inteligentes, estamos desenvolvendo um enfoque acima e além da Casa e do Edifício Inteligentes, de modo a criar um conceito holístico para quase todos os Dispositivos Inteligentes. Por meio da combinação de nossas qualidades e de nossa competência, abrimos um novo mercado interdisciplinar de conectividade inteligente. O objetivo: o aumento da eficiência energética, do conforto e da segurança, de maneira a beneficiar os consumidores, a sociedade, o ambiente e a economia. Por meio de uma participação ativa nos órgãos de padronização, estamos contribuindo para uma infraestrutura de comunicações moderna e sustentável e promovendo a interconexão em rede e interoperabilidade.www.eebus.org.