Aulas online desenvolvem protagonismo dos estudantes

Professores do Colégio Marista Ribeirão Preto utilizam metodologias ativas para potencializar aprendizagens e habilidades socioemocionais

Em tempos de distanciamento social para conter a pandemia do coronavírus, muitas escolas estão adotando o sistema online de aprendizagem, que desenvolve o protagonismo do estudante. Com a utilização das plataformas de aprendizagem, professores e estudantes são co-protagonistas no processo de ensinar e aprender. “E na busca pela construção do conhecimento e autonomia que o sistema requer, o aluno desenvolve também habilidades socioemocionais, como o protagonismo, por exemplo”, explica a coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio do Colégio Marista Ribeirão Preto, Lúcia Montagnani.

O desenvolvimento de habilidades socioemocionais pode ser potencializado pelo uso de diferentes metodologias, pois colocam o estudante para refletir sobre os problemas e possíveis soluções, e ajuda a desenvolver a competência para gerir momentos de conflito como o atual. Essas metodologias também desenvolvem a cooperação, a negociação, o senso crítico, a criatividade e a autonomia, importantes para a formação integral das crianças e jovens. “Precisamos desenvolver em nossos alunos a capacidade de resolver problemas, enfrentar situações, superar obstáculos e se manter emocionalmente fortes”, ressalta Lúcia.

Sobre a Rede Marista de Colégios
O Colégio Marista Ribeirão Preto integra a Rede Marista de Colégios (RMC), presente no Distrito Federal, Goiás, Paraná, Santa Catarina e São Paulo com 18 unidades. Nelas, os mais de 25 mil alunos recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica alinhada ao mercado. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação. Saiba mais em www.colegiosmaristas.com.br.