BASE NACIONAL CURRICULAR COMUM

O Colégio Santa Maria começou a adequar seu currículo tendo como referência a Base Nacional Curricular Comum (BNCC), cujo texto foi apresentado pelo Ministério da Educação no dia 6/4.

No Ensino Fundamental, por exemplo, o 6º ano já fez a reformulação do conteúdo de Ciências, que propõe temas como Solo, Água e Ar, antes trabalhados no 7º ano. Além disso, aproveitando as novas diretrizes da BNCC, a escola optou por trabalhar com o conteúdo de Ciências sem adoção de um livro “físico”, ou seja, todo o material é lançado no Edmodo, uma plataforma de uso pedagógico que permite a interação de professores e alunos.

Outro assunto que as novas diretrizes da Base Comum para o 6º ano impõem é Astronomia, que o Colégio já vem trabalhando ao longo dos anos por conta da participação de seus alunos na Olimpíada Brasileira de Astronomia.

O conceito de interdisciplinaridade, que também faz parte da BNCC, permeia todas as séries no Santa Maria, desde a Educação Infantil. Os projetos pedagógicos de todos os segmentos integram diversos componentes curriculares. Não se pensa mais em conteúdos individualizados, estanques, ou seja, em um mesmo projeto pedagógico estão presentes Matemática, Língua Portuguesa, Ciências, Geografia, História, etc.

Os projetos do 8º ano também estão alinhados com os eixos da BNCC, como o “Brás, Bexiga e Barra Funda”, que analisa a diversidade cultural na composição do povo e da sociedade brasileira e integra História e Geografia, além de trazer a problematização da construção da identidade, dentre outros conteúdos presentes na Base.