Beber da origem

O trabalho pedagógico fundado em uma perspectiva folclórica auxilia de forma positiva a aprendizagem. Através das crenças populares, provérbios, contos, cantigas, danças, festas e manifestações das várias regiões, o folclore simboliza a cultura popular, ressaltando a importância na identidade de um povo ou de uma nação e ainda pode ser incorporado nas salas de aulas.

Essa prática estimula a aprendizagem, o controle da dicção, a liberação de energia, a expansão da criatividade, a sociabilidade, a coordenação motora e o desenvolvimento cognitivo. Além disso, a cultura folclórica pode ser utilizada pelo professor em exercícios dinâmicos e didáticos de ensino-aprendizagem.

O folclore, além de divertido, é um instrumento enriquecedor das práticas pedagógicas que através da linguagem, do gestual, das vestimentas e da literatura, possibilitam que as crianças e os jovens adquiram certas habilidades de forma lúdica e interativa. Entre elas, podemos incluir a capacidade de análise, a inferência, a interpretação crítica e a síntese. O juízo de valor no manejo de fontes informativas, também pode ser abordado, valorizando-se a diversidade das experiências coletivas, construídas ao longo do tempo.

Dessa forma, o folclore contribui para que a criança aprenda a agir como “ser social”, cooperando e competindo com seus iguais e compreendendo as regras sociais existentes na herança cultural de seu grupo. Para não se perder essa tradição, é importante que as manifestações culturais sejam transmitidas nas escolas e, também através das gerações.

O professor trabalhará com o folclore respeitando etapas. Inicialmente, deverá fazer com que o aluno compreenda o conceito de folclore, respeitando a sua faixa etária e escolar, para que o conteúdo seja bem assimilado,  possibilitando a aquisição de novos vocábulos e seus significados.

Depois, o professor apresentará diversas manifestações culturais, tais como músicas, lendas, jogos e brinquedos, garantindo a preservação e perpetuação da cultura entre os alunos. O trabalho com jogos folclóricos favorece a entrada da criança na sociedade através do conhecimento de comportamento, regras e rituais, fatores esses indispensáveis para o amadurecimento emocional do ser humano.

Outra possibilidade é propor pesquisas sobre brincadeiras antigas e a prática delas, dispensando o uso de brinquedos de alta tecnologia e valorizando o trabalho com o corpo da criança, propiciando seu desenvolvimento.

Ademais, o folclore brasileiro é muito rico e há uma grande diversidade de manifestações culturais para serem trabalhadas nas salas de aulas.  O professor poderá abordar temas como: Festas populares (como o Carnaval, Festas Juninas, Cavalhadas, Festa do Divino); Lendas e Mitos (como Saci-Pererê, Negrinho do pastoreio, Mula sem cabeça, Lobisomem, Curupira, Bicho-papão); Músicas e Danças (como Frevo, Samba, Fandango, Xaxado, Xote, Maracatu, Pau-de-fita) e Quadrilhas e Cantigas de roda (como Atirei o Pau no Gato, Escravos de Jó, Ciranda-cirandinha, O Cravo e a Rosa, Sapo Cururu).

O folclore estimula o desenvolvimento nos jovens promovendo a capacidade de dialogar. Ensina o respeito que devemos ter em relação às crenças, costumes e tradições que orientam nossos pensamentos e atitudes.

As práticas folclóricas são ações que contribuem para que nos  tornemos adultos física e emocionalmente equilibrados, capazes de respeitar o próximo, entender suas origens e  conviver prazerosamente   com as diferenças.

Marta Ramos Cesaro.

Coordenadora Pedagógica do Colégio Madre Alix e Diretora dos Mestres Pedagógicos – Educação Especializada.