Berçário: Segurança e Cuidado

O berçário, além de ser o primeiro contato social dos bebês, é um espaço rico em experiências e desenvolvimentos sensorial, psicomotor, cognitivo e afetivo, fortalecendo estímulos e movimentos por meio de uma relação fluída. Para escolher um ambiente confortável e agradável para os bebês, certos pré-requisitos devem ser analisados criteriosamente.

Shirley Viana, empresária do setor, indica que um bom planejamento é fundamental “e muito importante para um berçário de sucesso, levando em consideração seus objetivos e as possibilidades atuais e tudo o que pretende em relação a estrutura, ficando atento às exigências das leis do seu município”. Durante o processo de planejamento, deve-se levar em conta, também, outras características, como a escolha de móveis seguros, pisos e paredes protegidos, tendo em vista a construção do berçário como um ambiente independente e seguro para a circulação livre dos bebês.

Nos últimos anos, com a pandemia de Covid-19, os cuidados e as preocupações com a higiene e a limpeza dos espaços escolares se intensificaram, ressaltando a procura por pisos, móveis ou materiais que facilitem a higienização. Nos berçários, em especial, Shirley destaca que materiais lisos, impermeáveis e de fácil higienização são opções que proporcionam conforto para as crianças andarem e engatinharem com segurança. “Produtos biodegradáveis e de fácil evaporação, antibacteriano e ação germinada completa que tenham autorização pela Anvisa”, continua a empresária, são algumas dicas para a limpeza do espaço.

Além da aliança entre limpeza e segurança, do ponto de vista físico, abrigar ambientes distintos para os momentos da recreação, da alimentação, da higienização e do sono possibilita a estruturação e o planejamento de rotina – tanto para os bebês como para os profissionais que o cercam. E, caso o/a gestor/a escolar, tenha interesse em criar um berçário na sua instituição, a principal dica de Shirley é procurar empresas que trabalhem com materiais especializados para essa faixa etária, que não exijam manutenção diária e proporcione segurança e cuidado com os bebês. (RP)

Saiba mais: Shirley Viana – [email protected]