Bett Brasil 2023: Relacionamento saudável entre família e escola

O Congresso da Bett Brasil, reconhecido como um espaço privilegiado para discutir assuntos em voga, além de fortalecer o diálogo entre os atores que atuam no cenário educacional, destacou, nesta edição, temáticas urgentes – e necessárias - para trabalhar no cotidiano escolar

Uma das temáticas abordadas no Congresso Bett Brasil foi o desafio de cultivar relações saudáveis entre a escola e as famílias dos alunos. O gestor educacional da Faz Educação & Tecnologia, Tom Ferreira, a coordenadora Whole Child Development da Camino School, Renata Trefilio, e a fundadora da Juntos Educação Parental, Stella Azulay, debateram sobre a importância de incluir a família no cotidiano escolar de forma a criar um tripé colaborativo para o amadurecimento do aluno.

Para Renata, uma das razões para a dificuldade de pleno aprendizado e amadurecimento emocional dos alunos é o fato de a família não estar envolvida ou só ser incluída para momentos de dificuldade, seja de performance ou de comportamento do aluno.

“Na maior parte das vezes a família só é contatada para feedbacks negativos, circulares e reuniões periódicas. Se está tudo bem com o aluno, os pais não são acionados e ficam de fora do dia a dia da criança. É estratégico que os gestores tenham a família do aluno participante da experiência escolar do aluno, até para entendê-lo em diferentes contextos. A escola é um ecossistema que precisa trabalhar com clareza, processos e padronização na gestão de crises”, explica.

Stella lembrou que os gestores precisam conhecer melhor os pais dos alunos para definir como se comunicar com eles de forma mais assertiva. “Vamos lembrar que a comunicação tem sempre um objetivo que precisa estar claro para os gestores. Além disso, é fundamental manter a frequência nessa comunicação”, acrescentou.

Bett Brasil 2023

9 – 12 de maio
Transamerica Expo Center – Av. Dr. Mário Vilas Boas Rodrigues, 387 – Santo Amaro/SP