fbpx
Guia para Gestores de Escolas

Bett Brasil 2024: confira destaques de soluções de tecnologia e inovação para a educação

Considerado o maior evento educacional da América Latina, com foco em inovação e tecnologia, a 29ª edição da Bett Brasil está ocorrendo entre os dias 23 e 26 de abril no Expo Center Norte, em São Paulo. O tema central, escolhido para essa edição, é ‘Inovação com propósito: educação em diálogo com as transformações sociais’, com destaque para alguns subtemas como Tecnologia Educacional, como gamificação, Inteligência Artificial (IA) como ferramenta de ensino-aprendizagem, uso criativo das tecnologias, plataformas digitais e novas ferramentas tecnológicas. Confira alguns dos destaques:

Mentoria para gestão escolar

A Proesc, edtech amapaense que desenvolve soluções inovadoras de gestão para instituições de ensino, anunciou o lançamento da Mentoria 6 em 1, que define-se em um programa estratégico direcionado a escolas com objetivo de diagnosticar desafios, desenvolver e implementar plano para tecnologias inovadoras, desenvolvimento da equipe, monitoramento e melhoria contínua do ensino. Com o avanço na gestão e processos educacionais, as unidades terão ainda o melhor posicionamento no mercado. Com a execução do programa, a escola passará por seis etapas primordiais. A primeira delas é o momento de identificação das necessidades em prol do desenvolvimento de um plano personalizado. Conhecendo necessidades e com projetos personalizados, a segunda etapa é a implementação de novas tecnologias. Depois, é hora de desenvolver competências para os gestores utilizarem essas novas ferramentas e sistemas. Finalmente, chega a quarta etapa do processo com o monitoramento e avaliação dos indicadores de sucesso, realizando acompanhamento regular. Em seguida, vem a quinta etapa, que se assemelha muito com a anterior: melhoria contínua e análise da concorrência. Por fim, a última ação da mentoria é oferecer um gráfico como diagnóstico da saúde escolar para o gestor, de forma completa e repleta de análises. E sobre os frutos colhidos após o programa realizado pela Proesc, Felipe Ferreira pontua os principais, como a otimização de processos, gestão financeira aprimorada e elevação da qualidade do ensino.

Correção de redações com a funcionalidade da IA

A Maxia, plataforma de inteligência artificial que, a partir de dados, oferece atividades e conteúdos personalizados e preditivos, trouxe como destaque o lançamento de uma funcionalidade inédita da IA para correção de redações manuscritas. A novidade é demonstrada no próprio estande, utilizando competências analisadas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com apenas uma foto do texto. A solução gera em segundos uma nota geral ao estudante e sugere pontos de melhoria. Além da apresentação da ferramenta, oferece na feira palestras de especialistas da edtech sobre inovação e tecnologia.

Telas interativas e com realidade aumentada

A ViewSonic Corp., fornecedora global líder em soluções visuais, apresenta suas mais recentes soluções de hardware e software projetadas para acelerar as transformações em salas de aula e criar espaços de aprendizagem imersivos durante a Bett Brasil 2024. Com foco na redefinição do envolvimento em sala de aula, a ViewSonic oferece soluções educacionais inovadoras, que vão desde o premiado ecossistema myViewBoard® e telas interativas ViewBoard®, até o que há de mais moderno em projeção a laser, capacitando os educadores com ferramentas inovadoras de ensino. “A Bett Brasil é a principal plataforma para a ViewSonic apresentar suas mais recentes soluções tecnológicas de hardware e software, criadas para aprimorar a dinâmica em sala de aula e cultivar ambientes de aprendizagem imersivos”, disse Ricardo Lenti, gerente geral da ViewSonic América Latina. “À medida que os ambientes de aprendizagem evoluem e apresentam novos desafios, a ViewSonic continua dedicada a capacitar os educadores com funcionalidades incomparáveis, integrando perfeitamente ferramentas inovadoras para agilizar a comunicação, a aprendizagem e o ensino com consistência. Do premiado ecossistema myViewBoard® aos monitores de mesa de última geração para STEM/STEAM e os projetores a laser, a ViewSonic redefine o envolvimento em sala de aula, estabelecendo novos padrões para a educação do século XXI.”

Aplicação da IA na educação

Em 2024, a Amplia, sistema de ensino para educação básica que oferece uma solução total, integrada e de alta qualidade da Educação Infantil ao Pré-Vestibular, celebra 10 anos de parceria com mais de 500 escolas em todo o Brasil, atendendo mais de 200 mil estudantes e contando com o apoio de mais de 7 mil educadores. Um dos pontos altos da participação da marca na Bett Brasil será a gravação do Café com Prof., no estúdio da SOMOS Educação. Este projeto tem como objetivo trazer escolas para conversas sobre temas relevantes, como a aplicação de Inteligência Artificial na educação. O projeto valoriza e evidencia temas pedagógicos essenciais para a educação atual e visa proporcionar aos educadores uma experiência de aprendizado enriquecedora e prática.

Tecnologia e criatividade para a educação básica

A Mind Makers apresenta uma plataforma exclusiva de treinamento de máquinas (machine learning) baseada na rede neural humana, que busca viabilizar a utilização da inteligência artificial como ferramenta de aprendizagem no dia a dia escolar. Também podem participar de desafios que os instigam a usar recursos tecnológicos educacionais de forma divertida e interativa. Além disso, a solução propõe uma reflexão sobre criatividade usando um martelo de força, como os encontrados em parques de diversão, para mostrar que, da mesma forma que se trabalha um músculo, a criatividade também precisa ser constantemente estimulada.

Inovações para a Educação Infantil e Ensino Fundamental 

A Rede Pitágoras, sistema de ensino que conta com uma metodologia própria e usa tecnologias que potencializam os processos educacionais, apresenta as novas coleções didáticas reformuladas para 2024. Um dos destaques dessas atualizações é a integração de novos recursos na Plurall, plataforma digital de ensino e aprendizagem já consolidada no mercado educacional, que passará a operar com Inteligência Artificial.

Rumo ao futuro

Uma das principais áreas de foco do Anglo na Bett 2024 é a exploração de como as plataformas digitais e ferramentas tecnológicas podem enriquecer a experiência de aprendizagem dos alunos, principalmente com o lançamento dessa nova plataforma Plurall IA, ferramenta revolucionária com Inteligência Artificial, que deverá ter impacto significativo na performance dos professores – otimizando tempo e facilitando pesquisas para o planejamento das aulas.

Tecnologia como aliada da aprovação nos vestibulares

O sistema de ensino Fibonacci atua com a premissa de provar que “educação de alto desempenho é acessível a todos”, permitindo que todos os estudantes amadureçam, aprendam e alcancem os melhores resultados em provas e avaliações. Um dos instrumentos essenciais no processo de ensino-aprendizagem do Fibonacci é o uso de dados armazenados virtualmente. Por meio da plataforma Plurall, os educadores têm acesso a informações detalhadas sobre o desempenho das turmas, podendo adaptar o plano de aulas conforme necessário, garantindo uma abordagem personalizada.

Robótica para crianças

A Editora Edebê, que possui dez anos de atuação no mercado de livros didáticos, apresentou na Bett Brasil o seu conteúdo de robótica, divididos na coleção Girolhar, voltada para crianças de 3, 4 e 5 anos, e a coleção Nautas, voltada para os anos iniciais do ensino fundamental. Na coleção Girolhar, o recurso utilizado para a introdução da lógica de programação básica é o projeto Cubetto, indicado para crianças a partir de 3 anos por ser considerado muito intuitivo e trabalhar com a abordagem montessoriana de controle do erro. Além dos conceitos de programação, o desenvolvimento de conceitos de lógica, noções de espaço, de distância, lateralidade, cores, formas e sequência também são trabalhados. O projeto Cubetto é formado por três itens, que lembram muito os brinquedos infantis tradicionais: robô de madeira, que realiza os comandos; tabuleiro, que lembra a interface de programação que envia os comandos ao robô; e bloquinhos coloridos, peças que formam os códigos que farão o bloco de madeira se mover.

O material de robótica da Coleção Nautas tem o objetivo de proporcionar aos estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental um aprendizado sobre robótica e pensamento computacional, a partir de atividades em contextos familiares e que estimulem o protagonismo e a criatividade. A ferramenta, que trabalha os conceitos de robótica e pensamento computacional, também aborda as seguintes áreas: pensamento analítico, abstração, algoritmo, linguagem de programação, noções de robótica, interação entre ser humano e máquina, e design de novas configurações. A Edebê oferece capacitação para as escolas que adotam o material de robótica, que recebe um kit para o professor e outro para a turma. O material didático de Robótica sugere algumas atividades com os Cubelets, mas os professores e estudantes tem liberdade para criar novas aplicações.

IA na prática

O Educacional, unidade de negócios da Positivo Tecnologia voltada para a educação, demonstrou na prática o uso da inteligência artificial na educação a partir de soluções que exemplificam como as escolas podem lançar mão dessa tecnologia para resolver desafios e como o Educacional pode apoiá-las. Uma solução para centralizar essas informações é o Hub Educacional, no qual o Educacional faz o diagnóstico dos principais problemas das escolas, recomenda as melhores edtechs e as integra dentro de uma plataforma. Dessa forma, simplifica-se a gestão dessas informações em um único contrato e consolida-se os dados das edtechs em relatórios integrados. Também no estande do Educacional, o público encontra uma área da Lego® Education, cujas soluções têm o objetivo principal de inspirar e desenvolver nos alunos habilidades criativas, críticas e colaborativas, preparando-os para os desafios do século XXI de forma prática e divertida. Outro destaque da participação do Educacional no evento é o Aprimora, a primeira plataforma brasileira focada em estudantes de língua portuguesa e matemática a utilizar inteligência artificial generativa. Isso ocorre a partir de uma interface totalmente repaginada, com uma experiência de aprendizagem gamificada e imersiva, e por meio de um chat integrado, com tecnologia GPT, batizado “MARIA” (Módulo de Assistência Remota com Inteligência Artificial). A assistente virtual foi desenvolvida com engenharia de prompt que limita as pesquisas e apenas direciona o estudante na busca pelo conhecimento, servindo de apoio aos alunos na resolução de questões, no esclarecimento de dúvidas e na personalização do conteúdo.

SuperApp da educação

A Agenda Edu, principal plataforma SaaS de engajamento digital do cliente e de operações de cobrança e pagamento do setor educacional do país, apresentou novidades do seu SuperApp na Bett Brasil 2024. A solução de pagamentos do app também foi aprimorada para oferecer uma alternativa mais conveniente e eficaz em comparação ao tradicional boleto bancário. A solução de pagamentos da Agenda Edu introduz diversas inovações específicas para o segmento educacional: solução de anti-fraude integrada, cobranças omnicanal, segmentadas por perfil de cliente, retentivas inteligentes e tokenização avançada, modelo de oferta parcelada para mensalidades; eliminando a necessidade de contratação e integração de múltiplos fornecedores independentes e gerando um aumento médio de 10 a 15 pp na eficiência da cobrança recorrente em comparação com os modelos tradicionais utilizados hoje no mercado.

Uso da IA para análise de textos

A Letrus, programa pedagógico que usa Inteligência Artificial para redação, e a Layers, o SuperApp da educação que unifica soluções de gestão escolar, se unem para promover a maior Olimpíada de Redação do país. Com correção feita totalmente pela Inteligência Artificial da Letrus, a competição é voltada para estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio de todo o Brasil, com atividades feitas de forma online e assíncrona. A inscrição deve ser feita pela escola e os participantes com as maiores pontuações, seus professores e diretores serão convidados para a cerimônia de premiação em São Paulo.

O tema escolhido para esta edição é “Raízes familiares: celebrando a importância dos antepassados em nossa jornada” e tem como objetivos, além do estímulo à prática textual, incentivar o autoconhecimento dos estudantes a partir de suas vivências e promover uma conexão entre eles e suas famílias. Esse propósito é alcançado dentro da primeira etapa da escrita, por meio de questões dissertativas sobre o tema que sensibilizam e ajudam a mobilizar argumentos.

A segunda etapa da Olimpíada é a redação propriamente dita, que é avaliada pela Inteligência Artificial imediatamente após o envio. Embora os estudantes recebam a nota da redação, esta não será a nota final dentro da competição, que ainda leva em consideração as respostas da primeira etapa. As duas atividades são feitas dentro da plataforma Letrus, de forma online e assíncrona, podendo iniciar a qualquer momento do dia 21 de maio, mas, uma vez que a tarefa seja aberta, há o prazo de 1h30 para conclusão. A segunda etapa só é liberada após o término da primeira e os professores podem acompanhar a participação de seus estudantes por um dashboard exclusivo. A Inteligência Artificial da Letrus não se restringe apenas à identificação de erros gramaticais e ortográficos, analisando também a variedade do vocabulário, a complexidade do texto, o desenvolvimento do gênero discursivo, a coesão, a coerência, a adesão à proposta e à coletânea e o cumprimento de todas as tarefas dentro da ferramenta.

Todos que concluírem as duas etapas receberão certificado de participação. Para critérios de classificação, os alunos serão divididos em três níveis: 1, para alunos do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental, 2, para alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, e 3, para alunos do Ensino Médio. Os 6% de participantes com pontuação mais alta de cada nível serão premiados com medalhas, sendo de ouro para os estudantes da faixa de 1% de maior pontuação, de prata para aqueles na faixa entre 2% e 3% e de bronze para aqueles na faixa entre 4% e 6%. Já os alunos que tiverem a maior pontuação geral em cada nível receberão um troféu e serão convidados, junto com seus professores, para a cerimônia de premiação, marcada para o dia 24 de agosto em São Paulo.

Ctrl+Play na Escola

A rede de ensino de idiomas CNA, presente pela terceira vez consecutiva na Bett Brasil, apresentou as soluções do CNA NA ESCOLA – programa de parcerias educacionais voltado para atender as instituições de ensino dentro de suas próprias instalações com soluções que atendem tanto a matriz curricular dos colégios parceiros quanto a extracurricular, que visa oferecer cursos para o período estendido dessas instituições. Outra novidade é a apresentação das soluções de parcerias educacionais para ensino de programação e robótica, por meio da Ctrl+Play, adquirida em novembro de 2023 pelo CNA. Foram lançados na Bett Brasil os programas Ctrl+Play na Escola e Ctrl+Play na Empresa. O intuito do Ctrl+Play na Escola é que a rede passe a oferecer para crianças e adolescentes da rede pública e privada um ensino de programação e robótica, visando aprimorar o potencial argumentativo, a comunicação e o autoconhecimento, com o desenvolvimento do pensamento crítico criativo e estético, além de empoderar os alunos em relação à cultura digital e como fazer bom uso dela. Já o Ctrl+Play na Empresa terá soluções especializadas para atender o setor corporativo, como um benefício aos colabores poderem matricular seus dependentes para estudar de forma online, com descontos no material didático. Além dessa novidade, a rede deve ampliar o número de cursos do seu catálogo no segundo semestre, incluindo temas como Data Science e Inteligência Artificial.

Receba nossas matérias no seu e-mail


    Relacionados