Bett Brasil Educar 2016: Aprendizado fora da sala de aula… é possível?

Por Rafael Pinheiro

A preocupação com ações e atitudes inovadoras é recorrente em toda a esfera social – principalmente no âmbito educacional. Propostas de aprendizados e atividades diferenciadas são planejadas cautelosamente, tanto no período escolar como em programas extracurriculares.

Com o objetivo de ensinar por meio da natureza, a Ekôa Park apresentou uma novidade que terá a inauguração prevista para o segundo semestre deste ano: proposta para escolas de todo o Brasil que queiram promover atividades pedagógicas tendo como espaço de aprendizagem uma área de 233 hectares de floresta nativa de Mata Atlântica, localizada no município de Morretes, na região litorânea do Paraná.

“Queremos receber alunos de todas as séries e desenvolver programas de conhecimento a partir do currículo e da fase de cada turma, personalizando o conteúdo para um aprendizado prático”, explica Tatiana Brandão Perim, diretora do parque.

Todo o parque foi concebido para associar lazer, aventura e aprendizado, com trilhas estruturadas com objetivo pedagógicos, aplicando vários princípios da biomimética nas caminhadas, além de conhecimentos históricos da região.

Um dos diferenciais do Ekôa Park é o EkoSocial, espaço de observação e aprendizado de práticas de sustentabilidade e respeito à natureza. “É um laboratório a céu aberto para o desenvolvimento e disseminação de tecnologia verde”, destaca Caroline Said Dias, diretora do Instituto Ekôa e agente social do Ekôa Park.

A visita ao EkoSocial permite observar e aprender, na prática, como é feita a compostagem de material orgânico, como reaproveitar a água de chuva, preservar uma nascente de água, reaproveitar alimentos, usar a energia solar, entre outras práticas sustentáveis. “No futuro, queremos ter no EkoSocial uma casa 100% sustentável com todas as boas práticas de respeito ao meio ambiente e uso racional dos recursos naturais, sem abrir mão de toda a segurança e conforto que uma família busca para si”, ressalta Caroline.

Permitir uma viagem sensorial, propiciar experiências singulares e significativas, aprender na prática e aproximar a educação com a natureza e as questões sustentáveis são valores humanísticos de base sólida. De extrema relevância, principalmente em nossa sociedade contemporânea.

A 23ª edição da Bett Brasil Educar 2016 ocorre até o próximo sábado, 21 de maio, das 9h às 19h30, no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center – Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5 – São Paulo/SP.

Visite nossa página do Facebook e acompanhe nossas publicações e vídeos exclusivos do evento: www.facebook.com/DirecionalEscolas