Bett Brasil Educar 2016: Primeiro sistema de Acreditação Escolar é um dos destaques do evento

Por Rafael Pinheiro

Pensando nas modificações culturais e sociais que atravessamos nos últimos anos, a educação está inserida em um campo que necessita, hoje, ser analisada, questionada e, principalmente, estruturada com bases contemporâneas, atuais, com um teor repaginado, pronto para atender a nova demanda de alunos que ingressam anualmente nas instituições.

Tendo como ponto de partida uma busca por escolas que agregassem padrões de qualidade, conforto e segurança para seus filhos, Camilo Saraiva e Nicklas Fredriksoon criaram a ANE – Acreditação Nacional Escolar há oito meses, sendo, assim, o primeiro sistema de acreditação de escolas do Brasil.

O sistema ANE é, além de uma certificação, um novo olhar para a educação. E, acima de tudo, uma preocupação com os pilares físicos e organizacionais que sustentam diariamente a escolas em diversas etapas do aprendizado – educação infantil, berçários, creches, pré-escolas e centros de recreação infantil.

Tendo parceiros renomados, como a ONG Criança Segura, a Cruz Vermelha e a adesão de 28 escolas em nível nacional, a estrutura ANE de certificação teve como base inicial o modelo de avaliação da National Association for the Education of Young Children (NAYEC), dos EUA, recebendo adaptações significativas para a cultura, realidade e necessidades brasileiras. Atualmente, ANE conta, também, com o reconhecimento da entidade europeia Skolverket, que possui o mesmo propósito.

O sistema de qualidade da certificação possui uma estrutura hierarquizada de sete capítulos, como: Programa Educacional, Saúde e Segurança das Crianças, Ambiente Físico, Gestão de Colaboradores, Relacionamento com as Crianças, Parceria com as Famílias e Liderança e Gestão.

Todos os processos para a requisição da acreditação, que culminam no selo aos aprovados em todos os itens, são realizados presencialmente pela equipe da ANE, e contemplam a manutenção da assistência com reavaliações anuais, além do suporte constante para sanar eventuais dúvidas e intercorrências.

Participando pela primeira vez da Bett Brasil Educar e sendo um dos destaques da edição, Camilo Saraiva acredita que o evento é “referência para gestores, professores e demais profissionais da educação como um centro de inovações educacionais e por promover a discussão da escola ideal, e os meios para adaptar as peculiaridades de cada instituição para o melhor resultado desejado para todos os envolvidos, itens que vão ao encontro das propostas da nossa certificação”.

Pautado pelo tema “Melhor Educação, Melhor Sociedade”, a Bett Brasil Educar ocorreu entre os dias 18 e 21 de maio, no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, localizado na região sul da capital paulista.

Visite nossa página do Facebook e acompanhe nossas publicações e vídeos exclusivos do evento: www.facebook.com/DirecionalEscolas