Bett Brasil: “O que significa ser uma escola acolhedora?”, questiona palestrante

Na manhã de ontem (10), a cofundadora da Camino Education e diretora da Camino School, Leticia Lyle, participou da roda de conversa “Um novo currículo para a escola que aprende, acolhe e humaniza”, durante o evento

O Congresso da Bett Brasil 2023, tendo como compromisso a abertura para o diálogo e as interações sobre os questionamentos que surgem no cotidiano da vida escolar, apresenta, nesta 28ª edição do evento, uma pluralidade de assuntos importantes sob o macrotema “Educação e Trabalho para Novos Futuros”. O acolhimento e o cuidado socioemocional tem alcançado, pelo menos nos últimos anos, um espaço de destaque no interior das escolas. Nesse sentido, buscando sensibilizar o público sobre a importância da educação acolhedora, Leticia Lyle, cofundadora da Camino Education e diretora da Camino School, mostrou como integrar o desenvolvimento de competências socioemocionais ao dia a dia escolar. “A todo o momento surgem novos assuntos que se relacionam com a realidade das escolas e trazem novos desafios para essas instituições de ensino, como saúde mental dos estudantes e violência”, afirma Leticia Lyle. “Nesse contexto de tantas mudanças, o que significa ser uma escola que acolhe e ensina?”, questiona a diretora.

Para além do domínio acadêmico, Letícia Lyle aponta para a necessidade de se desenvolver práticas pedagógicas que visam o desenvolvimento de competências socioemocionais, previstas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em diferentes objetivos de desenvolvimento e aprendizagem. A diretora reforça a relação direta entre essas competências e a criação de um espaço seguro. “Precisamos cuidar das escolas para que elas não sejam espaços de violência e, quando falamos de espaço seguro, não estamos nos referindo apenas a grades e seguranças nas portas. Uma escola precisa ser segura nos relacionamentos, nos cuidados, no currículo”, ressalta Lyle.

“Nas últimas semanas, a gente foi avassalado pela onda de violência nas escolas. Para mim, isso não pode ser tratado apenas como gestão de crise. Esse tema tem tudo a ver em como a gente estrutura a nossa escola, com a forma com que o nosso currículo abre espaço para a centralidade das nossas relações e para toda a capacidade de autoria que cada um tem para construir trilhas e interagir com essa complexidade”, reforça Leticia Lyle.

A Bett Brasil 2023 segue até amanhã (12) no Transamerica Expo Center, localizado na região sul de São Paulo. O credenciamento pode ser realizado diretamente no local.

Bett Brasil 2023

9 – 12 de maio
Transamerica Expo Center – Av. Dr. Mário Vilas Boas Rodrigues, 387 – Santo Amaro/SP