Guia para Gestores de Escolas

Bett Educar 2018: Inovação é o ponto de partida para a educação do futuro

A tecnologia é, de fato, um dos componentes primordiais para a análise e compreensão da contemporaneidade – inclusive no âmbito educacional. Observando os novos aparatos digitais e as soluções tecnológicas que compõem as estruturas socioculturais, Adair Aparecida Sberga, Diretora Executiva da Rede Salesiana Brasil de Escolas, destacou a importância de uma implantação de um programa tecnológico nas escolas durante sua apresentação na Bett Educar 2018.

“Percebemos que as escolas precisam mudar de maneira substancial, pois percebemos que a tecnologia é um grande aliado pela inovação”, destacou durante o painel “Como a Liderança Escolar pode apoiar processos de Inovação Educacional em busca de uma educação que faça mais sentido para os alunos?”.

Segundo Adair, as tecnologias educacionais estão, de fato, ajudando a reformular o ensino. E, dessa forma, o professor em sala de aula precisa alinhar conhecimentos tecnológicos com conhecimentos pedagógicos. “A nova escola exige uma cultura de adaptabilidade e isso exige educadores abertos a novas experiências e práticas”. Dessa forma, complementa a diretora, é preciso estabelecer um plano de formação, um programa para crescer com as ferramentas digitais, criando assim um movimento de protagonismo dos gestores, educadores e dos alunos.

Luciana Allan, Diretora Técnica do Instituto Crescer, palestrante que dividiu a exposição neste painel, acredita que o empreendedorismo, bem como a inserção tecnológica, é um estímulo que deve existir na educação. “Vemos que o futuro é incerto e a grande maioria dos jovens desejam empreender quando forem adultos. E, para empreender, precisam ter algumas características, como empatia, resiliência, gestão financeira, autogestão, autorreflexão, humilde, atitudes, mídias sociais, e-commerce etc. Se eles querem empreender, isso precisa ser trabalhado na escola”.

E, para isso acontecer, é preciso um novo professor. “É preciso trabalhar competências docentes, como implementação de metodologias ativas, fazer curadoria, personalizar o ensino, analisar dados e avaliar resultados”.

Quer saber mais sobre o evento? Acompanhe nossas redes sociais! Facebook: https://www.facebook.com/DirecionalEscolas/  e Instagram: https://instagram.com/direcionalescolas

BETT EDUCAR 2018
Local: São Paulo Expo – Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5 – São Paulo-SP
Horários: Terça-feira (8 de maio): 8h30 às 19
Quarta (9 de maio), quinta (10 de maio) e sexta-feira (11 de maio): 9h às 19h
Inscrições: https://www.bettbrasileducar.com.br/

Receba nossas matérias no seu e-mail


Relacionados
Fale conosco!