Bett Educar 2019: Conselho Consultivo delibera sobre os temas do Congresso

O Conselho Consultivo da Bett Educar reuniu-se para deliberar sobre os principais temas educacionais que irão compor a estrutura da agenda do Congresso de 2019. Maior evento de educação, tecnologia e inovação da América Latina, a  Bett Educar 2019 será realizada de 14 a 17 de maio de 2019, no Transamerica Expo Center, em São Paulo.

O Conselho Consultivo da Bett Educar é formado por 11 renomados profissionais do segmento: Vera Cabral (Curadora e Diretora de Conteúdo da Bett Educar), Anna Penido (Diretora do Instituto Inspirare e do Porvir), Maria Cecilia Amendola da Motta (Presidente do CONSED – Conselho Nacional de Secretários de Educação), Lúcia Dellagnelo (Diretora-Presidente do CIEB – Centro de Inovação para a Educação Brasileira), Sergio Gallindo (Presidente da Brasscom – Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação), Miguel Thompson (CEO do Instituto Singularidades), Ademar Batista Pereira(Presidente da FENEP), Alessio Costa Lima (Presidente da UNDIME/Nacional), Luiz Miguel Garcia (Presidente UNDIME- SP), José Augusto de Mattos Lourenço(Vice-Presidente SIEEESP – Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de São Paulo) e James Pinheiro (Secretário Executivo da ANEC – Associação Nacional de Educação Católica do Brasil).

A função do Conselho Consultivo é fazer o processo de mentoria e direcionamento das propostas pedagógicas que serão apresentadas no evento, cujo tema central em 2019 será “A Educação que o Brasil Precisa”. A grade de palestras é subdividida a partir de 24 temas-bases, alicerçados por quatro eixos norteadores: Tecnologia, Inovação, Formação de Professores e Gestão.

DISCUSSÕES PERTINENTES

Para Vera Cabral, curadora, diretora de conteúdo da Bett Educar e também membro do Conselho, o evento deste ano (realizado em maio de 2018) consolidou o modelo de construção da grade do Congresso, com temas específicos alinhados com o perfil do público participante. “Já começamos a preparar o evento de 2019 e a proposta é avançar nas discussões pertinentes que a educação brasileira precisa daqui pra frente, e evoluir no debate e nas soluções efetivas em prol da escola pública e privada”, explica Vera.

Sérgio Gallindo, Presidente da Brasscom, ressalta que algumas linhas mestras devem integrar a grade do Congresso de 2019, como a qualificação e o preparo do aluno para o futuro do trabalho. “Tornar a escola mais atrativa é importante, assim como proporcionar uma formação educacional inclusiva, com diversidade e que promova a empregabilidade. Colocar em prática o ensino do pensamento computacional e da inteligência artificial, que são necessidades prementes para o mercado de trabalho e que irá mudar radicalmente nos próximos anos. A Bett Educar é um espaço para antecipar isso”.

Lúcia Dellagnelo, Diretora-presidente do CIEB, aponta que em 2019 um dos temas principais do evento será como a tecnologia e a inovação devem ser incorporadas aos currículos. “A BNCC já mostrou que, entre as competências ali estabelecidas, é importante que o estudante brasileiro compreenda, utilize e, principalmente, crie novas tecnologias para solucionar problemas da sua vida pessoal e da sociedade como um todo. O que ainda não está claro para todos é como isso deve ser incorporado ao currículo das redes de ensino”.

Na avaliação de Miguel Thompson, CEO do Instituto Singularidades, outros pontos de destaque para o Congresso de 2019 devem ser a reforma trabalhista e o impacto para os professores, as mudanças nas regras do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica), cujo modelo atual vence em 2020, e ainda o que representa o avanço do mercado financeiro na aquisição de escolas de ensino básico.

Além de tratar da grade para o Congresso, o Conselho Consultivo também propôs ideias para as demais atividades da Bett Educar 2019. “Para o Fórum de Gestores a sugestão é abrir espaço para que pesquisadores e professores de tecnologia possam se conectar, e ajudar coordenadores, gestores e mantenedores a avaliar as reais necessidades tecnológicas das redes de ensino”, adiantou Luiz Miguel Garcia, Presidente UNDIME- SP, que representou a UNDIME Nacional na reunião do Conselho.

A programação oficial completa da Bett Educar 2019 será divulgada em janeiro, quando serão abertas as inscrições.