fbpx
Guia para Gestores de Escolas

Biblioteca itinerante leva livros a praças do Rio

Um ônibus adaptado para funcionar como uma moderna biblioteca, com um acervo de 2.000 livros infantis, juvenis e adultos, materiais para o desenvolvimento de atividades, contação de histórias e espaço para ações lúdicas estará de 9 a 13 de maio na Praça Américo Marçal e, de 16 a 20 de maio no Largo da Arena Chacrinha, no Rio de Janeiro.

 Autores nacionais compõem 80% das obras e o acervo também conta com títulos infantis ilustrados em braile. Cada visitante pode retirar gratuitamente até dois livros e permanecer por 15 dias, basta apresentar RG e comprovante de residência.  Além do espaço interno, que pode ser utilizado como ambiente de leitura, o projeto contrata grupos locais para desenvolver atividades culturais diárias na parte externa do ônibus.

 A iniciativa foi criada pela C.M.A. de Figueiredo e colocada em prática pela VR Projetos, através do patrocínio da Carioca Christiani Nielsen Engenharia via Lei Rouanet de Incentivo à Cultura.  O objetivo é promover a leitura nas regiões que não contam com bibliotecas públicas de fácil acesso e incentivar novos leitores. “A Biblioteca Itinerante também proporciona a inclusão sociocultural através da realização de atividades culturais gratuitas para toda a população”, lembra Renato Paixão, da VR, que presta consultoria a empresas de todo Brasil na utilização dos recursos do imposto de renda junto às leis federais de incentivo.

 A Praça Américo Marçal fica na rua Trotadores Frederico, 1, no bairro Sepetiba e o Largo da Arena Chacrinha na rua Soldado Eliseu Hipólito, esquina com Av. Litorânea no bairro Pedra de Guaratiba , ambas na zona oeste do Rio. O ônibus fica aberto das 9h às 16h.

Receba nossas matérias no seu e-mail


Relacionados