Bilíngue: Aprendizagem imersiva

O conhecimento de um segundo idioma, especificamente a língua inglesa, tornou-se uma exigência para alcançar experiências e vivências múltiplas. Com efeitos diretos da globalização, permeada por diversas demandas e transformações socioculturais, econômicas, políticas e educacionais, a educação bilíngue acompanha uma tendência mundial, sobretudo com o número crescente de escolas que incluíram soluções bilíngues eficientes em suas rotas de aprendizagem.

Nesse sentido, com o objetivo de estimular ainda mais o desenvolvimento linguístico, além de desenvolver autonomia, autoconsciência e responsabilidade do estudante, relacionando o exercício da língua inglesa às demandas sociais, o Colégio Santa Marcelina incluiu em sua grade o programa intitulado After School para os estudantes das unidades de São Paulo e do Rio de Janeiro.

De acordo com Raphael de Miranda Mota, coordenador de educação bilíngue da rede de Colégios Santa Marcelina, o inglês no contexto imersivo, proposto no programa After School, não se resume a uma experiência de aprendizagem específica, mas atravessa todas as atividades, de maneira integrada e dinâmica. “O projeto oportuniza que os estudantes se tornem cidadãos globais engajados socialmente, desenvolvendo seu pensamento crítico, sua voz e identidade. Além disso, busca ampliar o repertório sociocultural e histórico, vinculando à aprendizagem, à vivência e à ação transformadora do estudante na sociedade, bem como desenvolver a proficiência na língua inglesa, de forma autônoma, responsável e ética”, explica.

Na prática, o programa é ofertado no período complementar bilíngue exclusivamente no contraturno aos estudantes da educação infantil até os anos finais do ensino fundamental. Com uma carga horária adaptada segundo as necessidades das famílias, sendo 80 horas mensais ou 20 horas semanais, as atividades do programa foram estruturadas a partir de uma variedade de trilhas de aprendizagens, proporcionando um modelo flexível agrupado por momentos, chamados de “Times” (tempos, em inglês), como: Sports Time, Game Time, Maker Time, Money Time, Study Time, Story Time, Movie Time, Arts Time, Music Time, Lunch Time, Snack Time e Cooking Time.

Este modelo, conta o coordenador, é dinâmico e consegue se adequar a diferentes contextos e maturidade dos estudantes, priorizando o uso do inglês como ferramenta de comunicação aliado ao cotidiano de cada aluno. “Cada um possui um tempo de aprendizagem e maturidade diferentes. Portanto, na conjuntura deste programa, conseguem conviver respeitando os colegas e suas diferenças, ouvem bastante e se comunicam à medida que se sentem acolhidos e seguros. Conforme há um desenvolvimento pessoal e social, em relação ao idioma, demonstram isso fora do colégio, quando são estimulados ou colocados em situações que demandam o uso da língua inglesa, como viagens, conversas, assistindo filmes e séries, ouvindo músicas, entre outras situações”, completa. (RP)

Saiba mais:
Colégio Santa Marcelina – [email protected]