Blackboard anuncia lançamento da Open Education no Brasil, plataforma gratuita para MOOCs

Universidade Positivo e ESPM são as primeiras instituições a lançarem cursos em português na nova plataforma

Blackboard, empresa global, líder em soluções de tecnologia e inovação para o ensino, acaba de anunciar a versão brasileira da Open Education, uma plataforma que permite a criação de cursos gratuitos online às universidades que já utilizam as soluções Blackboard. Lançada no mercado internacional há alguns meses, a Open Education já reúne em seu catálogo cursos em inglês e espanhol de renomadas universidades internacionais, como a Universidad de Navarra (Espanha), a University of Cincinnati (EUA) e a Regent’s University London (Inglaterra). A estreia da plataforma no Brasil conta com cursos da ESPM e da Universidade Positivo.  Todas as aulas são gratuitas para qualquer aluno que queira aprender, basta apenas um cadastro direto no site (https://openeducation.blackboard.com/home?tab_tab_group_id=_12_1) e todas as informações referentes aos cursos escolhidos chegarão ao e-mail do aluno.

O primeiro curso em português lançado na Open Education é o MOOC da ESPM sobre a utilização das plataformas Blackboard em EAD. É um curso autoinstrucional (sem orientação ou tutor) e sem prazos determinados. As aulas são destinadas aos docentes e usuários do LMS ou AVA Blackboard e os interessados em participar poderão eleger seus temas de maior interesse e se dedicar exclusivamente a eles.

Já o curso de Finanças Pessoais, lançado pela Universidade Positivo, é o primeiro em português com orientação e duração determinada e estreia na semana do dia 13/10. Com duração de cinco semanas, o curso de Finanças Pessoais foi o primeiro a ser anunciado na plataforma. Promovidas pela Universidade Positivo, as aulas são voltadas aos leigos e objetivam disseminar o desenvolvimento de técnicas financeiras que possam ser aplicadas no cotidiano com o propósito de promover a organização e o equilíbrio financeiro. Entre outros objetivos, o curso ensina os quatro passos de sucesso para sair das dívidas e as diferenças entre poupar e investir.

A Blackboard, que é representada no Brasil exclusivamente pelo Grupo A Educação, traduziu a plataforma para o português, a fim de garantir que os clientes brasileiros estivessem envolvidos com as mais novas soluções da empresa e pudessem ser parte ativa das principais tendências mundiais em educação. “Os MOOCs vêm sendo apontados como tendência e realidade de ensino há três anos pelas pesquisas especializadas em educação. A Open Education permitirá aos nossos clientes alavancar esse novo modelo de ensino e aprendizagem e explorar novas possibilidades de envolver os alunos. E, para os alunos brasileiros, que já estão entre os mais assíduos em outras plataformas para MOOCs, a Blackboard oferece a possibilidade de aprimorar os conhecimentos com cursos de qualidade internacional”,  explica Pavlos Dias, gerente da Blackboard no Brasil.

Sobre a Blackboard

A Blackboard (www.blackboard.com/brasil) é uma empresa global, líder em soluções de tecnologia e inovação que melhoram a experiência de milhões de estudantes, professores e gestores ao redor do mundo, todos os dias. Com sede em Washington, EUA, a empresa tem escritórios na América do Norte, América do Sul, Europa, Ásia e Austrália. As soluções da Blackboard permitem que mais de 30 milhões de alunos do ensino fundamental, médio e superior, profissionais, corporações e organizações governamentais ampliem o ensino e aprendizagem online em cerca de 70 países. Presente há mais de dez anos no Brasil, a Blackboard é representada exclusivamente pelo Grupo A Educação no país e já está presente em mais de 70 clientes, somando mais de 1 milhão de usuários.

Sobre o Grupo A:

O Grupo A, holding educacional brasileira com mais de 40 anos de atuação no mercado editorial, detém os selos Artes Médicas, Artmed, Bookman, McGraw-Hill e Penso. Com mais de dois mil títulos em catálogos, sua linha editorial está voltada para a publicação de livros científicos, técnicos e profissionais (CTP) nas áreas de biociências, ciências humanas, exatas, sociais e aplicadas. O Grupo A tem acordo de exclusividade com a Blackboard, líder global em tecnologia para educação, que visa à distribuição dos conteúdos dos selos editoriais da holding por meio de plataformas e-learning para o mercado educacional. Tais ações reforçam o posicionamento da empresa como uma companhia focada no mercado educacional. Outros negócios: Revista BMJ Brasil (versão brasileira do British Medical Journal); Revistas Pátio (voltadas para a qualificação dos professores brasileiros); Educação Corporativa – Programa de Desenvolvimento Gerencial CoachingOurselves; Portais MedicinaNET.