Bolsas de estudos em universidades americanas

Enquanto muitos começam o segundo semestre na reta final de estudos para o vestibular, outros se prepararam para cursar a faculdade bem longe de casa: no exterior. E o melhor, com um custo bem acessível. No Programa de Bolsas de Estudos em Universidades Americanas, oferecido pela World Study Curitiba, são mais de 150 universidades dos Estados Unidos com mais de 50 cursos disponíveis.

Podem se inscrever estudantes a partir de 18 anos, com o segundo grau completo. E para quem não tem inglês avançado, a própria universidade ministra aulas do idioma por 6 meses, antes do início do curso.

O aluno volta para o Brasil com um diploma americano, que é um diferencial de mercado incomparável e que pode ser validado no Brasil através da lei de equiparação (Lei 9394/96, Art 48, II). O aluno ainda tem a possibilidade de seguir a carreira no mercado de trabalho americano, onde o diploma é a melhor porta de entrada.

Tanto na modalidade Acadêmica (Graduação) ou Master (MBA), o valor da aplicação é de US$ 2.500,00. “Para a graduação, cada aluno que aplica recebe como retorno cerca de nove bolsas, podendo escolher a que mais se encaixa no perfil. Com a bolsa, o valor que ele terá que pagar anualmente fica em torno de US$ 9,5 mil, isso incluindo o curso, acomodação e alimentação. Já para a pós, garantimos uma opção de bolsa, mas podem vir mais opções”, explica Roberta Salles, diretora da World Study Curitiba. Outra vantagem é que o aluno poderá trabalhar legalmente dentro do campus da universidade.

Para quem preferir, há ainda a modalidade Atlética, em que a aplicação (US$ 3,5 mil) é feita por meio do esporte. “Nesse caso, está incluída uma semana de disputas na Flórida, onde os olheiros de cada universidade escolherão os bolsistas”, complementa Roberta. Nessa modalidade, o número de opções de bolsas também é nove.

Entre os fatores que são levados em consideração para a concessão das bolsas estão: as necessidades de recrutamento das instituições acadêmicas, objetivos de diversidade cultural (país nativo do participante), a avaliação do histórico escolar do candidato e os recursos disponibilizados pelas bolsas.

Os cursos começam em janeiro ou agosto. Mas sugere-se que as matrículas sejam feitas com pelo menos quatro meses de antecedência para todo o processo. Os gastos extras são: passagens aéreas; custos com visto; seguro viagem e saúde; despesas pessoais; taxas extras de documentação, tradução e materiais da universidade.

Sobre a World Study

A World Study foi fundada em Curitiba há 23 anos, por um grupo de pessoas apaixonadas por intercâmbio. A marca World Study se fortaleceu e abriu escritórios em todo o Brasil, contando hoje com 38 escritórios no total. Somente em Curitiba são cerca de 300 alunos que participam de intercâmbios todos os anos. Os programas são os mais variados entre cursos de inglês para todas as idades, programas para famílias, High School, programas de Graduação e Pós-Graduação, cursos técnicos, cursos de estudos e trabalho, cursos de trabalho remunerado nas férias, programas de mochilão, entre outras opções.

Serviço:

World Study