Branding da escola

Por Christian Coelho

Branding é o processo estratégico de construção e gestão de uma marca, com o objetivo de criar uma identidade e uma percepção positiva na mente dos clientes. O posicionamento da marca deve estar alinhado com o posicionamento estratégico da escola.

O branding envolve diversos elementos, incluindo:

Identidade visual – trata-se do desenvolvimento de elementos visuais, como o logotipo, cores, tipografia e outros elementos gráficos que representam a marca de forma consistente.

O que é marca, logo, logotipo e logomarca? As terminologias variam de acordo com o contexto e o uso popular. No entanto, apresentarei as definições mais comumente aceitas e utilizadas no campo do design.

Logotipo Logo Marca Logomarca
É a representação gráfica da escola. Ele é constituído por um ícone e uma tipografia diferenciada. É uma forma abreviada de “logotipo”. A marca é um conceito mais abrangente, que engloba o posicionamento, nome, logotipo, identidade visual, valores e os sentimentos que os públicos-alvo têm da instituição. Logomarca é a junção de duas palavras que significam a mesma coisa. Por isso, do ponto de vista linguístico, não faz muito sentido. A explicação está na origem das duas palavras que a compõem. “Logo” vem do grego e significa conceito, e “marca” vem do germânico e traduz-se como significado.

Manual de identidade visual – É um documento que estabelece as diretrizes e padrões para o uso correto da identidade visual de uma marca. O manual define as proporções corretas, as cores oficiais, as fontes e o uso de elementos gráficos complementares.

Evolução dos logotipos – A construção minimalista (preocupação em fazer uso de poucos elementos fundamentais) é a tendência atual na construção de novos logotipos, por transmitir uma mensagem clara ou causar impacto visual sem sobrecarregar de estímulos.

Muitas empresas famosas optaram em simplificar seus logotipos, como a Apple e a Nike, por exemplo. Essas marcas se adaptaram às tendências visuais do momento, sendo que a predominante é o flat design.

Essa abordagem se caracteriza pela redução de elementos visuais, evitando o uso de recursos como 3D, sombras, gradientes ou texturas, os quais eram comumente presentes nos logotipos das décadas anteriores. O flat design prioriza a simplicidade dos elementos, das tipografias e das cores.

Logotipo em sintonia com o público da escola – Uma escola com um logo infantil precisa se adequar quando expandir o seu público-alvo para o ensino fundamental 1 e, principalmente, se ampliar para o fundamental 2 e médio. A escola pode utilizar uma marca primária que abranja todos os segmentos e uma secundária somente para o berçário e a educação infantil.

Antes de criar ou modernizar seu logo, faça um benchmarking e verifique se a nova proposta não é parecida com a marca de alguma escola próxima.

Patente – Sem a patente a escola não pode proteger legalmente a marca contra o uso não autorizado por terceiros e impedir que concorrentes diretos ou outras empresas a utilizem de forma indevida.